Webinar no CIn, nesta quinta-feira (17), apresenta o projeto Locus de Inovação Automotivo

O evento virtual é gratuito e será realizado no Google Meet com transmissão pelo YouTube, às 17h

A fim de fomentar um ambiente de inovação para área de tecnologia, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) criaram o projeto Locus. O Centro de Informática (CIn) da UFPE é o responsável por coordenar o LocusAutomotivoPE. Na próxima quinta-feira (17), às 17h, será realizado o webinar “O que é o LocusAutomotivoPE?” para apresentação do projeto e das potenciais oportunidades de inovação na área. Qualquer pessoa pode participar através deste link ou assistir no canal do Youtube do CIn.

A iniciativa promove a inovação formada a partir do consórcio entre instituições públicas e/ou privadas para promover o desenvolvimento científico e tecnológico em um setor econômico específico de determinada região. Em Pernambuco, o Locus de Inovação Automotivo é coordenado pelo professor Abel Guilhermino, do CIn, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), instituto Senai de Inovação (ISI - TICsI) e a empresa fabricante automotiva Stellantis.

Abel Guilhermino explica que, inicialmente, a proposta tem duração de dois anos, através da aprovação do edital Facepe.  No entanto, após alguns meses de execução das ações programadas, o Locus Automotivo já apresenta alguns resultados significativos, como a formação do primeiro Programa de Extensão Tecnológica (PET), via Facepe e em parceria com a Stellantis, assim como aprovações em editais de fomento tais como Fundep e Finep em projetos de inovação, além de projeto de P&D via a unidade Embrapii CIn, e que deve ter continuidade no desenvolvimento do setor através desta unidade.

Os webinars serão realizados de 15 em 15 dias através do canal do oficial do CIn no YouTube, sempre às 17h, e contará com um convidado por encontro. A programação foi pensada com temas relevantes para o desenvolvimento da área automotiva na indústria. Assuntos como transformação digital na indústria automotiva, conectividade e indústria 4.0, segurança automotiva, carros autônomos, impactos da rede 5G compõem a grade dos próximos seminários ao longo do tempo. Os seminários têm por objetivo também promover a disseminação do conhecimento para aproximar a indústria automotiva do setor científico  e criar oportunidades num ambiente de discussão sobre vários problemas que afligem atualmente a área automotiva para propor soluções através da ciência e da inovação.

Data da última modificação: 15/03/2022, 19:49