Notícias Notícias

Voltar

Vice-reitor participa de mesa-redonda sobre a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais

Moacyr Araújo é coordenador da Rede Clima, focada no conhecimento científico sobre as mudanças climáticas globais

A Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) é o tema de uma mesa-redonda que conta com a participação do vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Moacyr Araújo, e que será realizada nesta quarta-feira (21), às 14h. A conversa faz parte do I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da UFPE, que tem como mote “A ciência como uma ferramenta da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” e começa amanhã (20). Moacyr Araújo é coordenador da Rede Clima. O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). O evento é no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade.

A Rede Clima atua para atender às necessidades nacionais de conhecimento científico sobre as mudanças climáticas globais e para dar apoio à diplomacia brasileira nas negociações internacionais sobre o tema. A Rede Clima também elabora análises sobre o estado do conhecimento das mudanças climáticas no Brasil, nos moldes dos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (Intergovernamental Panel on Climate Change – IPCC), porém com abordagens setoriais mais específicas para subsidiar a formulação de políticas públicas nacionais e internacionais. Saiba mais. 

AGENDA 2030 - Adotada em setembro de 2015 por 193 Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável resultou de um processo global participativo de mais de dois anos, coordenado pela ONU, no qual governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa contribuíram através da Plataforma My World. Sua implementação teve início em janeiro de 2016, dando continuidade à Agenda de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015), e ampliando seu escopo. Abrange o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza, da miséria e da fome, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança em todos os níveis, incluindo paz e segurança. Saiba mais. 

Data da última modificação: 21/09/2022, 13:27