UFPE terá drive-thru para vacinação contra Covid-19

A Universidade fará parte do plano de imunização do Recife

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será um dos pontos de vacinação drive-thru do plano de imunização contra a Covid-19 da capital pernambucana, lançado pela Prefeitura do Recife hoje (18), em cerimônia transmitida pela internet. Ainda sem data definida, a vacinação via drive-thru terá início no Módulo 2 da 1ª Fase do Plano Vacina Recife, que será iniciado a partir da chegada de novas doses da Coronavac à cidade. Além da UFPE, o Geraldão e o Parque da Macaxeira também terão postos de vacinação drive-thru.

Além desse sistema, a UFPE disponibilizou para o Governo do Estado espaços físicos nos campi Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão para a realização da imunização, além da sala de vacinação que já funciona no Hospital das Clínicas. O hospital-escola da UFPE tem capacidade de vacinar de 1,5 mil a 2 mil pessoas por dia. A Universidade também se propôs a disponibilizar oito ultrafreezers de 728 litros, certificados pela Anvisa, com controle remoto da variação de temperatura, e dez câmaras frias de 572 litros para acondicionamento de vacinas que demandam armazenamento entre 2°C e 8°C, o que totaliza uma capacidade de receber cerca de 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19.

Os equipamentos que a UFPE vai disponibilizar ao Estado, e também ofereceu à União, fazem parte da infraestrutura do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit). Desde o início da pandemia, o Nupit já realizou cerca de 65 mil testes diagnósticos do tipo RT-PCR para 128 municípios pernambucanos.

Dividido em quatro fases, o Plano Vacina Recife planeja a imunização de 160 mil pessoas em sua primeira fase. Desse total, 33,5 mil pessoas serão imunizadas com as primeiras 67 mil doses previstas para chegar hoje à cidade. O público prioritário que será vacinado nessa primeira fase do Plano é composto por trabalhadores da linha de frente do enfrentamento da Covid-19; idosos com 60 anos ou mais que moram em instituições de longa permanência de idosos e trabalhadores dessas instituições; e pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, além de moradores de residências inclusivas. Serão nove centros de vacinação, 65 salas e três drive-thrus em pontos diferentes da cidade, com vacinação agendada a partir do aplicativo Conecta Recife.

MANAUS – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizou 150 leitos, distribuídos em nove hospitais universitários federais do País que integram a rede administrada pela Ebserh para ajudar o estado do Amazonas. O HC vai disponibilizar dez leitos para esses pacientes com Covid-19. Para recebê-los, uma força-tarefa foi montada para redefinir os fluxos, reorganizar as equipes e redistribuir os leitos. Os pacientes de Manaus ficarão internados na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitária do HC – espaço que passou por requalificação estrutural em julho do ano passado para garantir mais conforto e qualidade para os pacientes e profissionais. A data na qual os dez pacientes de Manaus irão chegar ainda não foi definida.

Data da última modificação: 19/01/2021, 17:35