UFPE tem projeto concorrente no 3° Fórum de Jovens Cientistas do Brics

Tecnologia Nina rastreia casos de assédio na mobilidade urbana e foi criado pela estudante Simony César

O Nina, tecnologia que rastreia casos de assédio na mobilidade urbana, desenvolvido pela estudante da UFPE Simony César, do curso de Publicidade e Propaganda, foi um dos projetos concorrentes no 3º Fórum Brics de Jovens Cientistas, que está sendo realizado em Durban, na África do Sul. O evento começou na segunda-feira (25) e vai até esta sexta (29).

Tecnologia foi desenvolvido pela estudante da UFPE Simony César

"Participar do fórum é uma experiência extremamente emocionante para mim. O Nina foi apresentado na terça-feira (26), durante o evento, e não passou pra final, mas é emocionante saber que estou entre os dez melhores jovens cientistas dos Brics", afirmou Simony César. A seleção e indicação da estudante para concorrer com outros dez jovens cientistas dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) foram feitas pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio de edital nacional, lançado no último mês de maio.

O sistema Nina pode ser inserido como botão dentro de qualquer aplicativo de mobilidade. Ele consegue auxiliar a vítima de forma emergencial, pois ativa usuários próximos, e preventiva, por meio da análise estatística de informações e identificação de linhas e pontos críticos para a mobilidade da mulher na cidade.

"A tecnologia Nina surgiu da minha pesquisa sobre assédio na mobilidade que reverberou no desenvolvimento do SDK (Software development Kit) para rastreio de casos de assédio em transportes públicos. SDK é um botão inserido em qualquer aplicativo de mobilidade para rastreio, centralização e padronização das denúncias de casos de assédio e é acionado com dois cliques. O Nina nasceu como aplicativo, mas como forma de escalar a tecnologia em outras cidades e aumentar em exponencial o número de usuários, foi necessário e estratégico pivotar (no mundo das startups, pivotar é mudar o direcionamento do desenvolvimento do projeto)", explicou a estudante da UFPE. O objetivo de Simony César é transformar o Nina em referência global no rastreamento dos casos de assédios que acontecem na mobilidade urbana.

EVENTO - Os participantes, além da visibilidade nacional e internacional e do destaque por terem sido indicados ao prêmio por seus países, concorrem a três premiações em dinheiro: US$ 25 mil para o primeiro lugar, US$ 15 mil para o segundo e US$ 10 mil para o terceiro. A programação do evento contou com as apresentações dos projetos concorrentes. Hoje (28) e nesta sexta será realizada a etapa final com as premiações.

O foco deste 3º Fórum Brics de Jovens Cientistas é a importância da ciência, da tecnologia e da inovação como principais impulsionadores da juventude, do empreendedorismo e da liderança. Com o tema “Building Brics Youth Leadership through science, technology and innovation", o evento busca fornecer uma plataforma para jovens cientistas e pesquisadores do Brics trocarem perspectivas; promover soluções criativas impulsionadas pelos jovens para os setores socioeconômicos; promover intercâmbios e diálogos acadêmicos e políticos entre os jovens dos Brics; e promover contatos interativos entre jovens cientistas dos países membros do Brics.

Data da última modificação: 29/06/2018, 16:32