UFPE tem 12 projetos aprovados no Edital Facepe 17/2021 - Apoio aos Laboratórios Multiusuários de Pernambuco

O resultado foi divulgado ontem (4) no site da Facepe

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve 12 projetos aprovados no Edital Facepe 17/2021 – Apoio aos Laboratórios Multiusuários de Pernambuco (LabMULTI). O resultado foi divulgado ontem (4) no site da Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco). Ao todo, foram aprovados 23 projetos de diversas instituições submetidos ao edital para apoio financeiro, com valor total de R$ 10.945.000,00.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli, o resultado tem grande importância para o desenvolvimento da pesquisa na instituição. “Este fomento é fundamental para criar novos laboratórios, renovar os equipamentos dos laboratórios existentes e para garantir o bom funcionamento e disponibilização multiusuária dos laboratórios de pesquisa da UFPE. Aperfeiçoar a utilização multiusuária da infraestrutura de pesquisa da UFPE é fundamental para o crescimento da qualidade e do impacto da pesquisa na nossa universidade. Este tema tem sido pauta estratégica da gestão da Universidade com aprovação da Resolução 06/2020 do Consad [Conselho de Administração] e editais internos de apoio”, afirmou.

O Edital Facepe LabMULTI visa a apoiar atividades que propiciem a ampliação do acesso de pesquisadores a serviços especializados de suporte à pesquisa existentes no estado, mediante apoio financeiro a projetos para manutenção, operação e disponibilização de laboratórios multiusuários (excluídos os acervos de interesse científico).

Confira os projetos da UFPE aprovados no Edital Facepe 17/2021 LabMULTI

Ciências Biológicas

Projeto: Complementação de infraestrutura multiusuária para o Núcleo de Prospecção e Gestão da Biodiversidade do Nordeste (NPGBIO)
Coordenador: Marcelo Tabarelli
Valor aprovado: R$ 610.000,00
Campus Recife

Projeto: Consolidação do Plataforma Multiusuários do Centro Acadêmico de Vitória para ampliação do acesso a bioensaios de genotoxicidade de baixo custo em organismos-modelo alternativos (Drosophila melanogaster e Aedes aegypti)
Coordenadora: Claudia Rohde
Valor aprovado: R$ 280.000,00
Campus Vitória

Ciências da Saúde

Projeto: Avaliação, Intervenção e Novas Tecnologias aplicadas na Síndrome Pós-Covid-19 com ênfase no sistema cardiopulmonar e vascular, indicadores funcionais, qualidade de vida e de sono
Coordenadora: Armele de Fatima Dornelas de Andrade
Valor aprovado: R$ 490.000,00
Campus Recife

Projeto: Modernização e manutenção da estrutura multiusuária de produção e controle de qualidade para o desenvolvimento de novos produtos
Coordenador: Pedro Jose Rolim Neto
Valor aprovado: R$ 600.000,00
Campus Recife

Projeto: Laboratório multiusuário de Pesquisa e diagnóstico em doenças tropicais: ampliação, disponibilização e certificação ABNT NBR ISO 15189:2015.
Coordenador: Reginaldo Gonçalves de Lima Neto
Valor aprovado: R$ 360.000,00

Ciências Exatas

Projeto: Manutenção e aprimoramento da central analítica do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco