UFPE recepciona estagiários e estagiárias para novo ciclo de formação

A reunião de acolhida foi realizada no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recepcionou, ontem (3), um grupo de estagiários e estagiárias selecionadas de acordo com um novo edital que regula o processo de ingresso, para atuar em nove setores da administração e centros acadêmicos, como pró-reitorias, superintendências e o Gabinete do Reitor. O estágio remunerado visa proporcionar aos estudantes a complementação do ensino e da aprendizagem, com treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, científico e de relacionamento humano.

Alunos receberam orientações sobre o estágio no encontro

Na reunião de acolhida, no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), o reitor Alfredo Gomes se dirigiu aos novatos e novatas e explicou que a ideia central do programa é que a instituição, por meio dessa experiência inicial, e a partir da melhora das condições, amplie o número de bolsas e de áreas que vai receber estagiários e estagiárias. “A bolsa vem com um valor diferenciado, mais o auxílio passagem e o seguro; o futuro da Universidade está, de alguma forma, na mão de vocês, sejam muito bem-vindos ao programa e nós estamos à disposição”, afirmou.

Para Brunna Carvalho, pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), a criação do programa institucional de estágio, com 102 vagas, consolida a Universidade também como “um espaço de formação”. Brunna destaca que o estudante precisa ter um supervisor no local do estágio e precisa também ter um orientador no seu curso. “A gente está juntando as duas pontas de um processo formativo, que é a parte acadêmica, com a supervisão do docente; e a parte prática, com aquelas pessoas que já desenvolvem aquele trabalho na instituição”, explica.

Fotos: Bernardo Sampaio

Pedro Paulo, de Engenharia Civil, vai estagiar na Sinfra

Eliane Lopes, já graduada em Engenharia de Produção, é estudante do curso de Administração e foi selecionada para estagiar, sem ainda, no entanto, ter decidido em que local vai atuar. “Na minha primeira graduação, as oportunidades que tínhamos era a monitoria, iniciação científica, mas essa oportunidade de poder estagiar na própria instituição dá um novo mundo para os estudantes”, atesta. Já Pedro Paulo do Rego, estudante do curso de Engenharia Civil, vai estagiar na Superintendência de Infraestrutura da UFPE e afirma que está com uma grande expectativa para conseguir ganhar conhecimento. “Quando estamos na sala de aula, ficamos vendo as teorias e eu queria ter essa experiência de colocar na prática o que conquistei nas aulas”, diz.

EDITAL – O contrato de estágio terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período até o limite de 24 meses, não ultrapassando a data de formatura do discente. Mensalmente, será conferida uma bolsa no valor de R$ 600,00 para 20 horas semanais de estágio, além do auxílio-transporte no valor de R$ 110,00. As demais bolsas de desenvolvimento pagas pela Universidade continuarão em vigor.

Data da última modificação: 11/12/2021, 11:41