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UFPE promove simpósio da Organização Internacional para Ciência e Tecnologia Educacional

A programação é voltada a professores da educação básica e superior e toda a comunidade de pesquisadores em educação científica e tecnológica

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove, até amanhã (29), o 20º Simpósio do International Organization for Science and Technology Education (Ioste 2022). O evento, que começou na segunda (25) e conta com debates sobre pedagogias críticas e pós-críticas, movimentos sociais, perspectivas decoloniais, como fonte de esperança e resistência na educação científica, acontece no Centro de Educação (CE) e no Mar Hotel Recife, em Boa Viagem.

Foto: Anderson Lima

Vice-reitor participou da mesa de abertura, no auditório do CE

A programação é voltada a professores da educação básica e superior e toda a comunidade de pesquisadores em educação científica e tecnológica. Com o tema “Esperançar em tempos incertos: o papel da educação científica e tecnológica em um mundo em mudança”, os organizadores pretendem estimular a comunidade do IOSTE a pensar sobre possíveis futuros coletivos, considerando que a educação nunca ocorre em um vácuo político, como ensina Freire.

A mesa de abertura, realizada na última segunda-feira (25), no auditório do Centro de Educação (CE), contou com a participação do vice-reitor Moacyr Araújo. Após dar as boas vindas à casa de Paulo Feire e a todos participantes, o vice-reitor destacou “o grande desafio de reinventar a educação científica e tecnológica face ao momento disruptivo que vivemos, com a necessidade de bem dosar a utilização das novas tecnologias e a tendência de utilização massiva de inteligência artificial, tudo isso num planeta que caminha para o multilateralismo”. O professor ainda ressaltou: “Não podemos jamais perder nosso humanismo e nossa capacidade de ‘esperançar’".
 
A Ioste é uma organização internacional que promove debates e reflexões sobre a pesquisa em educação em Ciência e Tecnologia (C&T). Ela foi criada em 1979 para promover o contato e o diálogo democrático e inclusivo acerca de questões científicas e tecnológicas, de impacto social e cultural. Sua preocupação central é que a educação em C&T seja parte vital da educação geral dos povos de todos os países.

Data da última modificação: 28/07/2022, 17:56