Universidade promove evento virtual Abril Indígena 2021 - A UFPE na perspectiva de Pindorama

Mesas abordam desafios dos povos indígenas e importância da autodeclaração

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Núcleo de Políticas das Relações Étnico-Raciais UFPE (Núcleo Erer), promove, nos dias 19 e 20 deste mês, o Abril Indígena 2021 – A UFPE na perspectiva de Pindorama. O evento virtual, transmitido pelo canal da UFPE no YouTube, é composto por duas mesas-redondas realizadas entre 19h e 21h. A iniciativa nasce da necessidade de se ampliar o olhar sobre as etnias e identidades indígenas e sobre os múltiplos contextos nos quais estão inseridos na contemporaneidade. Interessados em participar podem se inscrever no site do evento. Será conferido certificado.

A primeira mesa, “Povos indígenas e seus desafios na Universidade”, que acontece na segunda (19), aborda os desafios, anseios e conquistas, no Estado de Pernambuco, dos povos indígenas, por meio das vivências dos entrevistados. A segunda mesa, “A importância da autodeclaração dos povos indígenas”, discute a autodeclaração como direito reconhecido pela Lei n.º 12.990/14 e pela Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas na Organização Nacionais Unidas (ONU) em 2007. O tema considera a invisibilização que sofrem indígenas, em contexto urbano, mesmo com direitos reconhecidos.

Participam das mesas como convidados o cacique Marquinhos Xucuru; o professor da rede estadual do ensino José Ilton Kapinawá; a coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Elisa Pankararu; o cofundador da primeira Associação Indígena em Contexto Urbano e integrante da Rede Nacional Indígenas em Contexto Urbano e Imigrantes (Reniu) e da Rede Monitoramento dos Direitos indígenas de Pernambuco (Remdipe), Juruna Xukuru; e o membro da Comissão de Articulação dos Povos Indígenas de São Paulo (Capisp), Sassá Tupinambá.

A mediação das mesas é feita pelo reitor Alfredo Gomes, pela coordenadora do Núcleo-Erer, Conceição Reis; pelo coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) da UFPE, Renato Athias; e a integrante do Coletivo Karaxuwanasu de indígenas em contexto urbano e vice-coordenadora de finanças da Associação Nacional de Indígenas em Contexto Urbano (Assicuka), Luara Seridó.

Núcleo Erer

Data da última modificação: 16/04/2021, 16:50