UFPE promove campanha de testagem e vacinação para a comunidade acadêmica na próxima semana

Serão disponibilizadas as vacinas contra a covid-19, influenza (gripe) e também a tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo)

Em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza na próxima semana, de terça (19) até quinta-feira (21), no Campus Recife, uma campanha de testagem e vacinação contra a covid-19, influenza (gripe) e também a tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo). A campanha é voltada para a comunidade acadêmica – estudantes a partir de 12 anos, servidores (professores e técnicos administrativos) e terceirizados – e as vacinas estarão disponíveis seguindo os critérios do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A campanha tem intuito educativo em saúde, na proteção coletiva e individual. Na terça-feira (19), haverá a realização de testagem rápida para a comunidade acadêmica no Centro de Vacinação da UFPE, das 8h às 16h, sem a necessidade de agendamento. O local fica ao lado da Casa do Estudante Masculina e atrás do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit-SG), no Campus Recife, e haverá sinalização indicativa do Centro de Vacinação, que fica no mesmo local que recebeu a campanha de imunização infantil em parceria com o município.

Na quarta (20) e quinta-feira (21), acontecerá a ação voltada à atualização vacinal da comunidade da UFPE, também sem agendamento prévio, das 8h às 16h, no Centro de Vacinação da UFPE e no Serviço de Puericultura do Hospital das Clínicas da UFPE. No Centro de Vacinação da UFPE, estarão disponíveis as vacinas contra a covid-19, influenza (gripe) e também a tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo). Já o Serviço de Puericultura do HC vai promover a vacinação contra a influenza (gripe) e também a tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo). Ações semelhantes serão realizadas nos Centros Acadêmicos do Agreste (CAA) e de Vitória (CAV).

DOCUMENTOS - Para a testagem rápida, é necessário apresentar documento de identificação. Para a vacinação, além do documento de identificação, é preciso levar carteiras de vacinação ou comprovantes de atualização vacinal, especialmente contra a covid-19, para que a equipe possa conferir e orientar.

COVID-19 - A ação na UFPE inclui membros da comunidade acadêmica a partir de 12 anos. Nos casos em que as pessoas tenham sintomas de gripe ou covid-19, como febre, coriza e dor de garganta, é recomendado aguardar um intervalo de 30 dias após o início dos sintomas para receber a vacina.

CONTRAINDICAÇÕES - De maneira geral, a vacinação apresenta poucas contraindicações. Pessoas com doença ou quadro febril (agudo, moderado ou grave) no dia da vacinação ou nas últimas 24 horas devem postergar a procura de serviços de saúde para vacinação até a resolução do quadro.

EQUIPE - A ação é incentivada pelo Grupo de Trabalho de Combate à Covid-19 da UFPE e envolve a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), o HC, o Núcleo de Apoio à Saúde do Estudante (Nase), o Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor (Nass), a Liga Acadêmica de Imunização da UFPE, o projeto de extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS) voltado à educação em saúde em relação à vacinação contra a covid-19 e o Nupit-SG. Equipes do PNI, da Vigilância e do Distrito Sanitário IV da PCR participam da mobilização.

Grupo de Trabalho de Combate à Covid-19 da UFPE

diretrizesconvivencia@gmail.com