UFPE obtém excelente performance no novo Guia da Faculdade-Estadão

Foram avaliados 48 cursos de graduação da UFPE nesta edição de 2019

A UFPE obteve uma excelente performance no novo Guia da Faculdade-Estadão, que substitui o Selo de Qualidade dos Cursos Estrelados pelo antigo Guia do Estudante (última edição em 2018). Mais de 80% dos cursos da UFPE que foram avaliados receberam 4 ou 5 estrelas, sendo que Estatística, Engenharia da Computação, Hotelaria, Nutrição e Ciência da Computação obtiveram a nota máxima. Foram avaliados 48 cursos de graduação da UFPE nesta edição de 2019.

Dos 29 cursos de Estatística avaliados no Brasil, apenas o curso de Estatística da UFPE recebeu 5 estrelas. De forma semelhante, o curso de Hotelaria da UFPE foi o único com 5 estrelas dentre os 26 cursos de Hotelaria avaliados .

O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria, fechada no final de 2018, entre o jornal Estadão (O Estado de São Paulo) e uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos (SP). O guia utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 11 mil cursos superiores em todo o Brasil.São mais de 6 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário, sem remuneração.

AVALIAÇÃO – Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso: a qualidade do projeto pedagógico, qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura. Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores. A maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico final do curso é a média das notas intermediárias restantes.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) foram convidadas para fazer parte do guia. Os coordenadores de curso são convidados a participar e por esta razão apenas 48 cursos da UFPE foram avaliados pelo Estadão.

Distribuição dos cursos da UFPE segundo o “ Selo de Qualidade dos cursos” do Guia da Faculdade - Estadão,  2019

Estrelas

Campi

Toda UFPE