UFPE lança Portal de Dados Abertos na próxima quinta-feira (4)

Evento será on-line, às 14h, via YouTube oficial da Universidade

Na próxima quinta-feira (4), haverá o fórum “Dados Abertos: conceitos e aplicações”, evento de lançamento do Portal de Dados Abertos da UFPE. A atividade ocorrerá no canal do YouTube da Universidade, a partir das 14h. O serviço de abertura de dados institucional e o Portal de Dados Abertos da UFPE é gerido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), através da Diretoria de Governança e Gestão de TIC.

A programação está composta pelas palestras:

14h - Dados abertos UFPE - Ana Cecília Vieira e César Calafrioli (STI UFPE);
14h50 - Aplicações e tendências em Ciência de Dados e Saúde Digital - Cristine Gusmão (Departamento de Engenharia Biomédica – CTG-UFPE); e
15h35 - Quantos poderiam ter sido salvos? Efeitos do distanciamento social na covid-19 - Amanda Domingos (doutoranda em Ciência Política pelo PPGCP/UFPE).

O Portal de Dados Abertos da UFPE oferece dados institucionais em formato aberto que podem ser livremente acessados e utilizados por toda a sociedade. Os dados disponíveis no portal são publicados seguindo as boas práticas internacionais e englobam diferentes categorias como: dados acadêmicos e administrativos. Atualmente, o portal já disponibiliza conjuntos de dados referentes a benefícios de assistência estudantil, pessoas servidoras, concursos, cursos de graduação, discentes e o Boletim de Serviços em formato aberto.

O portal é desenvolvido usando o sistema de código aberto CKAN - a mesma usada pelos principais portais de dados abertos ao redor do mundo, como o Portal de Dados Abertos da União Europeia. Com isso, proporciona-se um ambiente com ferramentas que facilita e incentiva o uso e reúso dos dados, como consumo de forma automatizada (via API), pré-visualização e documentação dos dados. Também é possível encontrar notícias relacionadas a ação de abertura de dados da Universidade, solicitar novos conjuntos de dados e publicar sua pesquisa, aplicativo ou qualquer projeto desenvolvido a partir do uso dos dados do portal.

A atividade de abertura de dados institucional também é constituída por ações de promoção à cultura de dados abertos, incentivo ao uso e reúso dos dados publicados e participação no ecossistema de dados abertos nacional e internacional. Isso se traduz em organização de eventos para a comunidade acadêmica, como os fóruns temáticos - que estão previstos para serem realizados ao longo dos próximos meses -, cursos de qualificação para pessoas servidoras, cooperação institucional e participação em eventos para apresentação do trabalho desenvolvido na Universidade.

Data da última modificação: 02/05/2023, 16:40