UFPE entrega 79 kits de equipamentos destinados à transmissão simultânea de aulas da graduação

Novos equipamentos vão permitir que as aulas sejam assistidas tanto de forma presencial quanto remota

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou na última segunda (10), no Gabinete do Reitor, a entrega de 79 kits de equipamentos destinados à transmissão simultânea de aulas da graduação, em formato ao mesmo tempo presencial e remoto. Compostos por uma câmara, cabo e suporte, os kits serão instalados em todos os centros acadêmicos (com cinco salas cada), no Colégio de Aplicação (com duas salas) e nos Núcleos Integrados de Atividades de Ensino (Niates) (com três a quatro salas). No caso da transmissão simultânea, a aula vai ser transmitida por meio de ferramentas tecnológicas (Google Meet, Microsoft Teams, outras) e a turma presencial vai poder interagir com o estudante que estiver em casa, por áudio e o estudante de casa vai poder participar da aula presencial. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) vai, além de auxiliar na instalação, disponibilizar um tutorial sobre o uso dos equipamentos para os professores. O investimento total foi de R$ 364,5 mil.

Foto: Anderson Lima

Evento ocorreu no Gabinete do Reitor

“Um dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é adotar novas metodologias para os cursos de graduação, em uma perspectiva de inovar e qualificar o processo de ensino e aprendizagem”, explica a pró-reitora de Graduação (Prograd), professora Magna do Carmo Silva. Ela afirma que, com as câmeras de 360°, os centros podem realizar videoconferências com outras universidades, convidar palestrantes para interagir com sua turma, trabalhar em uma perspectiva de aulas invertidas e também realizar aulas simultâneas, com uma parte da turma presencial e outra remota. Essa opção pode ser usada tanto para estudantes em acompanhamento especial quanto para turmas maiores que precisem ser divididas. “É um avanço e uma perspectiva de melhoria dos cursos com essa nova possibilidade metodológica”, afirma ela, destacando que a novidade deve ter impacto inclusive na avaliação dos cursos pelo Ministério da Educação (MEC).

O projeto já vem sendo realizado com sucesso no Centro de Informática (CIn). “É um passo muito importante que a Universidade dá ao equipar os centros com equipamentos para aulas mediadas por tecnologias de forma mais dinâmica, com metodologias ativas e inovadoras”, destaca o reitor Alfredo Gomes.

O coordenador de Suporte e Serviço aos Usuários (CSSU) da STI, Nestor Reis, ressalta que este é um projeto-piloto que pode ser expandido no futuro. “Vamos ver como ele se comporta para expandir essa tecnologia”, informa. Todos os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) podem, a partir de agora, incluir essa possibilidade de uso dos recursos tecnológicos durante as aulas de graduação como opção de diversificação dos instrumentos pedagógicos nas diversas áreas do conhecimento. A expectativa é que todos os equipamentos estejam devidamente instalados até o final do mês, para funcionamento no início do semestre 2021.2.

Data da última modificação: 12/01/2022, 11:54