UFPE e Secretaria de Saúde de Caruaru discutem vacinação de estudantes de Medicina do CAA

Como parte das ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19, representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), liderados pelo reitor Alfredo Gomes, reuniram-se com gestoras da Secretaria de Saúde de Caruaru, na manhã de hoje (16), via internet, para discutir a vacinação da comunidade acadêmica do curso de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), com foco nos estudantes com atuação na rede de saúde local. O próximo passo é a construção de um plano voltado a esse público, com nova reunião programada para a próxima semana.

Entre os temas abordados estão demandas institucionais, andamento da imunização no município e possibilidades de avanço. “A agenda é para discutir a vacinação da comunidade que esteja inserida nos diversos espaços de saúde, para que possam dar continuidade ao processo formativo e assim consigam também contribuir com a pauta mais ampla da saúde, através da assistência supervisionada. As instituições de ensino são fundamentais na atenção à saúde da população, fortalecendo o SUS através da educação para o trabalho, bem como atuando na rede de maneira geral”, explicou o reitor Alfredo Gomes.

A professora Maira Pitta, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG) da UFPE e membro da Universidade no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19, reforçou a importância do encontro como forma de se aproximar mais da Secretaria de Saúde de Caruaru para acompanhar os critérios de imunização contra a Covid e como a comunidade do CAA, da área de saúde, pode ser contemplada diante das etapas e prioridades do Plano Municipal de Vacinação.

Sensível ao contexto, a secretária-executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Básica de Caruaru, Lillian Leite, ouviu as demandas e concordou com a importância desse público para a saúde pública, mas indicou, no entanto, que o avanço da vacinação depende do envio de doses ao município. “Nosso desafio hoje é a gente construir um plano de vacinação para os estudantes. Tem que planejar os números para a gente ir avançando etapa por etapa”, ressaltou. O diálogo acerca do plano deve avançar na reunião programada para a próxima terça-feira (20), detalhando unidades de inserção, setores de atuação e outros pontos.

Também presente ao encontro, a secretária-executiva de Regulação e Atenção Especializada de Caruaru, Domany Cavalcanti, apoiou as falas e reforçou a necessidade de a cidade receber maior quantidade de doses para progredir na imunização, no município.

Os professores Saulo Ferreira Feitosa, Mardonny Bruno de Oliveira Chagas e Cleide Freitas, todos do curso de Medicina do CAA, explicaram a dinâmica e as práticas da graduação, reforçando a necessidade de vacinação. “Todos os nossos estudantes, desde o 1º período, já têm contato com a equipe de saúde e com o usuário. Eles fazem, inclusive, visitas domiciliares acompanhando os preceptores médicos, enfermeiros e os próprios agentes de saúde”, explanou o professor Saulo Feitosa, coordenador do Núcleo de Ciências da Vida do CAA.

A explicação foi corroborada pelo estudante de Medicina Bruno Reis, do Centro Acadêmico do Agreste, presidente do Diretório Acadêmico do curso. “A gente está com essa necessidade justamente pela exposição em que, nós, alunos, estamos inseridos”, reiterou, destacando o maior risco para os internos em unidades hospitalares.

Também participaram da reunião Magna do Carmo Silva, pró-reitora de Graduação da UFPE; João Alves Gonçalves Neto, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPE; e Sarah Zayanne, gerente-geral da Atenção Básica de Caruaru.

VITÓRIA – Na última quarta-feira (14), teve início a imunização contra a Covid dos estagiários que atuam nas unidades de saúde da atenção básica e de média complexidade de em Vitória de Santo Antão. A inclusão do grupo nesta etapa da vacinação, que abrange estudantes da UFPE e de outras instituições de ensino localizadas da cidade, foi informada em reunião na manhã da quarta, entre a UFPE e representantes da Secretaria de Saúde de Vitória. O encontro foi realizado de forma remota e teve o objetivo de articular a imunização da comunidade acadêmica da UFPE que atua na área de saúde no município. A gestão da Universidade também tem feito encontros sobre vacinação com representantes dos estudantes.

Data da última modificação: 16/04/2021, 17:45