UFPE e Prefeitura do Paudalho firmam convênio para melhoria do ensino no município

Professores e alunos serão beneficiados com a implantação de novas metodologias e uso de tecnologia

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Prefeitura do Paudalho assinaram, na tarde de ontem (27), convênio que tem como objetivo consolidar a cultura de aprendizagem e a formação contínua de estudantes, professores e gestores do município, localizado na Mata Norte do Estado. A iniciativa, realizada em parceria com o Programa de Extensão Residência Docente nas Ciências (Redec), da UFPE, foi firmada em cerimônia realizada no Paço Municipal de Paudalho, que teve a presença do reitor Alfredo Gomes e do prefeito Marcello Campos Gouveia.

Fotos: Anderson Lima

Cerimônia foi realizada no Paço Municipal de Paudalho

“Paudalho fica honrado de poder ter essa parceria com a Universidade Federal de Pernambuco. Isso vai elevar consideravelmente nossos índices educacionais, nossa aprendizagem e nossa metodologia de ensino. Paudalho dá hoje um passo importante junto com a UFPE rumo ao futuro e a uma educação e sociedade melhores”, afirmou o prefeito. “Este é um projeto muito importante, que visa fortalecer a formação docente e assim criar as melhores condições possíveis para ampliar o processo de aprendizagem. A Universidade Federal de Pernambuco se sente muito honrada de estar participando de um projeto como esse, que visa ter impacto na qualidade de vida da população. Esse é, essencialmente, o papel de uma instituição de educação, de ciência, de tecnologia e de inovação”, disse o reitor.

Denominada de Programa Rede de Vivências Formativas, a ação desenvolvida para a cidade do Paudalho traz novas abordagens para a formação inicial e continuada de professores; bem como o engajamento estudantil das redes públicas de ensino; a melhoria de protocolos de trajetórias de aprendizagem; e o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas e tecnológicas. Busca-se, a partir da implementação dessas premissas de trabalho, que o município tenha a possibilidade de aprimorar seus indicadores educacionais, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe).

Essa melhoria é possível porque, entre suas ações, o convênio irá desenvolver ações de engajamento dos diretores das escolas participantes do projeto e também de professores; o planejamento e implementação de estratégias de formação docente quanto a aprendizagem criativa, inovação pedagógica e metodologias ativas; e o desenvolvimento de ações de formação continuada e em serviço, com técnicos da Secretaria de Educação, professores e gestores no uso das tecnologias e aplicativos educacionais para aulas remotas; entre outras.

Parceria objetiva melhorar índices educacionais da rede municipal

A cerimônia de assinatura do convênio com a Prefeitura de Paudalho contou ainda com a presença do vice-prefeito André Viana e das secretárias municipais de Educação, Paula Marinho; e de Cultura, Turismo, Esporte, Juventude e Lazer, Carolina Gouveia; entre outros representantes da Prefeitura.

HISTÓRIA – O Programa Residência Docente nas Ciências em parceria com redes municipais de ensino foi implementado em maio de 2017 no município de Feira Nova com o objetivo de disseminar propostas pedagógicas e apoiar a rede municipal de ensino do município para a tomada de decisões mais autônomas e conscientes a partir da inserção de projetos educacionais nas escolas. Desde então, o Programa de Extensão Residência Docente nas Ciências (Redec) vem desenvolvendo o Programa de Formação Continuada para redes municipais de ensino e as Vivências Formativas para as escolas em cidades pernambucanas, integrando a cultura digital como elemento constituinte do saber fazer educativo.

A Redec está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPE, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), como uma política pública para a formação inicial dos professores. Também contribui para a formação docente inicial e para a formação continuada de professores da rede municipal de ensino.

Data da última modificação: 29/07/2021, 18:09