Notícias Notícias

Voltar

UFPE e Adufepe discutem reajustes dos planos de saúde dos servidores

Tema foi tratado em reunião ocorrida nessa quarta (13). Para o encontro da próxima semana, também estão sendo convidados representantes dos planos de saúde, MPPE, Procon e Sintufepe

Representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), e membros da diretoria da Associação dos Docentes da Universidade (Adufepe) se reuniram, nessa quarta-feira (13), para discutir os reajustes dos planos de saúde conveniados à UFPE. Os aumentos praticados este mês variaram de 11,9% a 45%.

Durante a reunião, a pró-reitora Brunna Carvalho tirou dúvidas dos professores sobre as particularidades envolvendo a forma de contratação e a legislação vigente para os planos de natureza coletiva. "Os planos de saúde hoje ofertados para os servidores se inserem em acordos/convênios nacionais, sendo a UFPE uma das várias instituições vinculadas. Em tal posição, os termos e condições principais não passam pelo aval da Universidade", explicou Brunna. 

Conforme detalhado durante o encontro, a política de reajustes obedece às regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para planos coletivos. Dessa forma, a definição do percentual não é estabelecida pela agência reguladora, mas pelos custos de cada operadora.

Considerando o acúmulo de reajustes, que vêm impactando de forma negativa o orçamento dos servidores, a Progepe, via Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), tem buscado a revisão dos índices bem como outras alternativas viáveis e sustentáveis. Como medida mais imediata, está programada uma nova reunião sobre o tema na próxima quarta-feira (20). 

Para este novo encontro, estão sendo convidados representantes dos planos de saúde conveniados, membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Procon, da Adufepe e do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco (Sintufepe).

Data da última modificação: 14/01/2021, 17:24