UFPE e Acumuladores Moura firmam parceria para execução de projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Pesquisas têm impacto na maior durabilidade e confiabilidade das baterias de chumbo-ácido

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a empresa Acumuladores Moura S. A. firmaram acordo de parceria para a execução de projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação. As pesquisas têm impacto na maior durabilidade e confiabilidade das baterias de chumbo-ácido. O projeto será executado por pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologias em União e Revestimento de Materiais (INTM) e do Departamento de Eletrônica e Sistemas do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE.

As pesquisas atendem à demanda por maior capacidade, durabilidade e confiabilidade de baterias de chumbo-ácido estacionárias. Elas são usadas em sistemas nobreak de grande capacidade, especialmente aqueles utilizados para manter os equipamentos de telecomunicações (estações rádio-base de telefonia celular), incluindo 4G, 5G de IoT, em operação durante falhas de fornecimento de energia pela concessionária.

A iniciativa prevê a realização de pesquisas aplicadas sobre a soldabilidade, metalurgia e corrosão de ligas de chumbo, de forma a contemplar a caracterização microestrutural, elétrica e eletroquímica aplicadas às peças unidas pelos processos Solda Casting on Strap (COS) e Solda Intercell de baterias estacionárias de chumbo-ácido.

A empresa Acumuladores Moura vai fornecer material para análise, baterias em diferentes estágios de uso e os recursos financeiros para a pesquisa. O INTM ficará responsável pelas análises eletroquímicas, de corrosão dos materiais e de solda. O Departamento de Eletrônica vai realizar ensaios de ciclagem das baterias e investigação nos contatos e circuitos elétricos internos das baterias.

A equipe envolvida na pesquisa tem um total de 26 pesquisadores, dentre professores, técnicos, alunos de pós-graduação e de graduação. Integram o projeto estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, em Engenharia Civil e em Ciência de Materiais e da graduação em Engenharia Eletrônica e de Licenciatura em Química.

“A parceria é muito importante para estreitar os laços de colaboração entre a Moura, empresa pernambucana líder de mercado nacional que demanda inovações tecnológicas, com a UFPE, universidade líder em pesquisa no Nordeste, para a solução de problemas tecnológicos, inovação e formação de recursos humanos qualificados, com a consequente geração de empregos e produção de riqueza e renda no Estado”, explica o coordenador do projeto Joaquim Martins, professor do Departamento de Eletrônica e Sistemas.

A assinatura do acordo aconteceu em 31 de março. O acordo tem vigência de 12 meses, período que pode ser alterado, complementado ou prorrogado.

EMPRESA – Fundada em 1957, na cidade de Belo Jardim (PE), a Moura, como popularmente é conhecida, foi a primeira fabricante sul-americana a desenvolver baterias para carros movidos a álcool e a incorporar tecnologia aos processos de produção. Hoje, a empresa produz baterias para automóveis, ônibus, caminhões, motos, mas também para necessidades estacionárias, tracionárias e náuticas. A Moura é reconhecida como marca líder pelos consumidores, atuando em toda a cadeia de produção e distribuição de baterias.

Professor Joaquim Martins - DES

joaquim.martins@ufpe.br