UFPE discute proposta de calendário acadêmico para o ano letivo de 2022 com representações estudantis

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou, na segunda-feira (25) à tarde, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, uma reunião com representantes do movimento estudantil para discutir a proposta de calendário acadêmico para o ano letivo de 2022. Participaram estudantes membros de Diretórios Acadêmicos (DAs) de diversos cursos, da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE); o reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo; a pró-reitora de Graduação (Prograd), Magna do Carmo Silva, e a diretora de Gestão Acadêmica (DGA) da Prograd, Kátia Silva Cunha; e o pró-reitor para Assuntos Estudantis (Proaes), Fernando Nascimento.

Foto: Anderson Lima

Reunião, presidida pelo reitor Alfredo Gomes, foi realizada no auditório da Reitoria

O próximo período acadêmico, 2022.1, marca o retorno ao funcionamento regular para todos os cursos. Até então, alguns cursos estavam sendo realizados de forma presencial, remota ou semipresencial, de acordo com a Resolução 28/2021. O período 2021.2 foi o último semestre com possibilidade de flexibilização devido à pandemia da covid-19. “No ano passado, conseguimos regularizar um semestre letivo, o que representa um esforço de toda a comunidade acadêmica. Aprendemos muito durante os anos letivos de 2020 e de 2021 e a Universidade não parou de formar estudantes”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Magna Silva. “Vamos continuar nesse processo de ressignificação de nossas práticas e com a possibilidade de ampliar o leque de experiências acadêmicas”, concluiu.

Em seguida, Kátia Cunha, da DGA/Prograd, apresentou a proposta de calendário acadêmico e as normativas legais que regem o ano letivo. Na proposta apresentada pela Prograd, o período 2022.1 será de 20 de junho a 5 de novembro de 2022. Após 15 dias de recesso, terá início o período 2022.2, que ocorrerá de 21 de novembro de 2022 a 13 de maio de 2023. Os semestres contam com, no mínimo, 100 dias letivos, distribuídos em um total de até 18 semanas de aulas e duas para realização de exames finais. Será possível realizar trancamento de semestre e cancelamento de disciplinas sem ônus no período de realização de modificação de matrícula. A diretora aproveitou para lembrar sobre a possibilidade de os estudantes de graduação cursarem Disciplinas de Formação Avançada na pós-graduação.

ASSISTÊNCIA – Além de discutir o calendário, a reunião foi um momento para as representações estudantis tirarem dúvidas e apresentarem demandas sobre temas como bolsas e Restaurante Universitário (RU). O pró-reitor Fernando Nascimento falou sobre o redimensionamento das bolsas de assistência estudantil e o aumento no valor dos auxílios, que beneficiou muitos estudantes. Ele explicou que a convocação de novos estudantes através de editais será realizada em fluxo contínuo ao longo do ano e que, além do edital em curso no momento, outros editais de assistência serão lançados ainda em 2022.

Quanto ao RU, o pró-reitor esclareceu que a obra de ampliação está prevista para ser entregue em julho. “A obra vai praticamente dobrar a capacidade de atendimento e diminuir a quantidade de filas”, disse. Além disso, o novo modelo adotado para a contratação da empresa que vai fornecer as refeições inclui exigências como o uso de alimentos da agricultura familiar, o compromisso com a gestão de resíduos e a disponibilidade de refeições vegetarianas. Os recursos para a obra foram obtidos por meio de emenda parlamentar. Saiba mais sobre as obras de ampliação, requalificação e acessibilidade do RU.

DIÁLOGO – Quanto às bibliotecas setoriais dos centros, a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Andréia Alcântara, falou sobre a expectativa de retorno ao funcionamento normal em breve. Além de local para empréstimos de livros, alguns estudantes relataram a importância desses espaços como ambientes de estudo. “Estamos cientes das demandas e fazendo os encaminhamentos necessários”, afirmou. O reitor Alfredo aproveitou a ocasião para lembrar aos estudantes sobre a implantação do diploma digital na Universidade e para ressaltar a abertura ao diálogo. “O diálogo vai continuar, pois ele é o modus operandi desta gestão”, frisou também o vice-reitor Moacyr.

Data da última modificação: 28/04/2022, 14:59