Notícias Notícias

Voltar

UFPE convida para lançamento de livro sobre Preservação Digital

Obra é resultado da colaboração de pesquisadores ligados ao Departamento de Ciência da Informação e fica disponível para download após evento

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove o lançamento virtual do livro “Preservação Digital e suas facetas”, que tem organização das professoras do Departamento de Ciência da Informação (DCI) Sandra Siebra e Vildeane Borba. O evento acontece nesta quinta-feira (17) às 19h com transmissão pelo canal da UFPE no YouTube. Além das organizadoras, participa do evento o professor do DCI Marcos Galindo.

A obra é resultado da colaboração de vários pesquisadores dos grupos de pesquisa “Memória e Sociedade”, “Núcleo de Curadoria Digital” e “Estudos Epistemológicos da Informação”, do DCI e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI). O e-book fica disponível para download no site do departamento, no site do programa e no site do Laboratório de Tecnologia do Conhecimento (Liber) da UFPE após o lançamento. O livro teve financiamento do Edital de Apoio ao Pesquisador da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg).

O livro aborda diversos ângulos ligados à Preservação Digital e traz capítulos que tocam aspectos políticos, técnicos, tecnológicos e gerenciais do tema. Dentre os assuntos analisados estão a ligação da preservação digital com os conceitos de informação e memória; políticas públicas; digitalização de documentos; metadados; ferramentas de gestão de riscos; e curadoria.

Data da última modificação: 15/06/2021, 16:03