UFPE assina ordem de serviço da construção da terceira etapa do Centro de Bioterismo

Retomada da obra, parada há dez anos, teve início em abril e a previsão de entrega é em setembro

Foi assinada ontem (19) à tarde a ordem de serviço da construção da terceira etapa do Centro de Bioterismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A solenidade aconteceu no terreno entre o Centro de Biociências (CB) e o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), nas margens do Cavouco, com a presença de representantes da comunidade universitária.

Fotos: Anderson Lima

Assinatura foi nas margens do Cavouco, perto do CCSA

De acordo com o superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Carlos Falcão, a retomada da obra, parada há dez anos, teve início em abril e a previsão de entrega é em setembro. Com um investimento de R$ 2.187.000, a obra envolve 1.300 m², sendo 1.200 m² de reforma e, aproximadamente, 85 m² de expansão. Onze cursos serão atendidos pelo Centro de Bioterismo. “É muito simbólico para a instituição ter um biotério deste porte”, afirmou.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Pedro Carelli, o biotério impacta um grande número de pesquisadores. “Além dos pequenos laboratórios dos grupos de pesquisa, se a gente quer ter relevância, excelência de pesquisa e impacto, a gente precisa ter algumas infraestruturas estratégicas da universidade que sejam coletivas e multiusuários. Nada mais emblemático do que o biotério central”, disse.

O reitor Alfredo Gomes destacou a relação do espaço com o processo formativo, a elaboração de um projeto de governança dos espaços multiusuários e o desafio do contexto atual. “Grandes restrições orçamentárias impactam na capacidade de investimento e manutenção da infraestrutura”, lembrou. O reitor informou que a próxima obra a ser entregue será o Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG).

“Não podemos deixar de concluir o que iniciamos na Universidade”, ressaltou o vice-reitor Moacyr Araújo. “É muita ciência de qualidade, é muita formação que está associada a uma estrutura como essa do biotério.” Também marcaram presença a diretora do CB, professora Oliane Magalhães, representando os diretores de centro, e o sócio-diretor da Construtora Plínio Cavalcanti, Franklin Malta.

Data da última modificação: 20/05/2022, 16:22