Notícias Notícias

Voltar

TVU apresenta o filme “O Rochedo e a Estrela” amanhã (5), às 21h, na Sessão de Cinema Pernambucano

Filme conta com legendas, interpretação em Libras e audiodescrição

Amanhã (5), às 21h, o programa Sessão de Cinema Pernambucano apresenta o longa “O Rochedo e a Estrela”, da diretora recifense Katia Mesel. Uma obra sobre liberdades e com diversas expressões e imagens do Recife, mas também com passagens em Fernando de Noronha, Portugal, na Espanha, França, Holanda.

O filme é um documentário que aborda a expansão do Judaísmo em Pernambuco no século 17. Enfoca principalmente o período holandês, ressaltando a importância dos “cristãos novos” (judeus batizados à força pelo governo português) e da luta de Maurício de Nassau pela liberdade religiosa, permitindo a existência de uma comunidade judaica e a fundação, no Recife, da primeira sinagoga das Américas, a Zur Israel.

“O Rochedo e a Estrela é um filme sobre a história de Pernambuco. E, em segundo lugar, sobre a liberdade do ser humano, que é fundamental, na época que seja, no espaço que seja. E essa história é contada baseada na liberdade religiosa que os judeus, perseguidos pela inquisição na Europa, e até no Novo Mundo, tiveram em Pernambuco, no período holandês, de exercerem sua religião sem ter que ir para a fogueira. O Judaísmo é uma história que aconteceu, um exemplar de Pernambuco ser uma ilha de liberdade”, explica a diretora do filme.

Nesta temporada, o Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) tem como foco a acessibilidade. Sendo assim, todos os filmes e as entrevistas contam com legendas, interpretação em Libras e audiodescrição. O projeto se tornou possível a partir de uma parceria entre a TVU, o Projeto Alumiar (Fundaj) e o programa de acessibilidade em Libras do Curso de Letras-Libras da UFPE.

As exibições acontecem sempre aos sábados, a partir das 21h, no canal 11.1. Uma vez exibida cada obra, o sábado seguinte será de reapresentação, no mesmo horário, para aqueles que não puderam acompanhar ou desejem rever cada detalhe.

Data da última modificação: 07/11/2022, 15:55