Trabalho sobre simulação cirúrgica é premiado no Congresso de Simulação Clínica 2022

O autor é o professor Milton Ignacio Carvalho Tube, e o orientador é o professor Alvaro Ferraz, ambos vinculados ao Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE

O trabalho científico “Modelo de ensino teórico-prático de simulação realística para desenvolvimento de habilidades cirúrgicas na graduação médica” conquistou o segundo lugar no SUN 2022 – Simulation User Network (Congresso de Simulação Clínica), realizado de 8 a 10 deste mês, sob a organização de Laerdal Brasil e Hospital Sírio Libanês. Com autoria e orientação de professores da UFPE, o trabalho foi premiado pela inovação no uso de materiais de baixo custo aplicados à simulação cirúrgica na graduação médica.

O autor é o professor Milton Ignacio Carvalho Tube, e o orientador é o professor Alvaro Ferraz. Ambos são vinculados ao Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, do Campus Recife. O trabalho é decorrente da tese de doutorado do autor, defendida em julho no Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da UFPE.

A pesquisa incluiu 22 universidades brasileiras e estrangeiras, atingindo 1.613 estudantes do 1º ao 12º período do curso de Medicina. A duração total foi de 36 meses. Nesse período, foram produzidos dois módulos de treinamento cirúrgico para aplicação da pesquisa: Cursos de Nós e Suturas Cirúrgicas; e Cursos de Paramentação e Instrumentação Cirúrgica. Foram executados 63 cursos de extensão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), para operacionalizar o estudo.

A pesquisa indica benefícios no desenvolvimento de habilidades e destrezas cirúrgicas fundamentais para a formação do médico geral. Os resultados mostram que é possível a aplicação de metodologias fundamentadas na simulação e com uso de simuladores de baixa fidelidade desde períodos precoces da graduação médica, facilitando, assim, o desenvolvimento da curva de aprendizado e aquisição de habilidades e destrezas cirúrgicas ainda nos períodos iniciais do curso de graduação de Medicina.

“É importante ressaltar que a metodologia está sendo aplicada em disciplinas iniciais do curso de Medicina [da UFPE] como Fundamentos da Prática Médica em segundo período. Isto permite que nossos estudantes desenvolvam habilidades cirúrgicas de maneira precoce, pelo que, chegada a etapa do internato, eles já mostram destrezas que facilitam sua entrada em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, o que faz diferencial com relação aos estudantes de outras faculdade locais”, explicou o professor Milton Tube.

Professor Milton Ignacio Carvalho Tube

milton.tube@ufpe.br