Trabalho da Pós em Engenharia Química é premiado em Encontro Brasileiro de Adsorção

O estudo, apresentado no evento pelo professor Maurício Motta, tem como origem a tese do doutorando Welenilton do Nascimento Júnior

Estudo sobre a eficiência na remoção de poluentes a partir do uso de resíduos de algas marrons, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recebeu o prêmio de melhor trabalho oral do 14º Encontro Brasileiro de Adsorção (EBA14). O estudo, apresentado no evento pelo professor Maurício Motta, do Departamento de Engenharia Química da UFPE, tem como origem a tese do doutorando Welenilton do Nascimento Júnior. O EBA14 foi realizado em novembro, no Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB).

Maurício Motta, alunos e egresso da pós em Engenharia Química

O trabalho premiado no encontro analisa o potencial dos resíduos de algas marrons de absorver poluentes como corantes e metais em águas e efluentes industriais quando comparados com as algas in natura. De acordo com as análises, ambos os materiais foram capazes de absorver os compostos poluentes, não havendo diferenças significativas entre as algas in natura em comparação ao resíduo das mesmas - resultante da retirada do alginato, substância amplamente utilizada na indústria, a exemplo da cosmética. “Ou seja, vale a pena usar o resíduo para, a partir dele, produzir materiais para remoção de poluentes”, explica o professor.

Além do estudo premiado, também foram apresentados outros 13 trabalhos no evento, no formato pôster, e apresentada uma palestra sobre o tema “Desenvolvimento de nanocompósitos carbonáceos multifuncionais e seu emprego como adsorventes de grande capacidade no tratamento de efluentes”. A palestra, apresentada por Tiago Fraga, egresso do PPGEQ, apresentou uma seleção de trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa do programa e os principais avanços na área. Maurício Motta ainda coordenou uma sessão oral e discutiu parcerias com outras instituições de Ensino Superior.

“Este é um fórum no qual são mostradas as principais descobertas e inovações na área. Também é um espaço no qual temos a oportunidade de apresentar nossos trabalhos, discutir os resultados e ter sugestões de novos trabalhos e parcerias. Estar presente nele faz com que estejamos sempre na crista da onda nessa área aqui no Brasil”, avalia o professor Maurício. Além dele, também participaram do 14º EBA os estudantes do PPGEQ Nickolly Serafim, Émerson Silva e Ayrlane Lopes, além do egresso Tiago Fraga.

O Encontro Brasileiro sobre Adsorção (EBA) é um evento consolidado na comunidade científica brasileira e internacional que tem como objetivo promover a maior interação entre grupos de pesquisa e desenvolvimento e empresas nacionais e estrangeiras. Visa ainda divulgar a ciência da adsorção no ambiente acadêmico e industrial e apresentar os progressos na área por meio da participação de pesquisadores de diversas partes do mundo.

Data da última modificação: 06/12/2022, 14:14