Sete alunos da Pós-Graduação em Ciência Política irão para universidades estrangeiras por meio do Print-UFPE em 2021

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPE) da UFPE enviará, em 2021, sete de seus doutorandos para algumas das melhores instituições de ensino superior do mundo. Os discentes foram aprovados no Programa de Doutoramento Sanduíche no Exterior a partir do Programa de Internacionalização da UFPE (Print-UFPE), modalidade que permite aos alunos realizarem parte de seus estudos doutorais em universidade estrangeiras.

Cinco dos alunos irão para a Universidade de Oxford, no Reino Unido; uma para a Universidade de Cambridge, também no Reino Unido; e um para a Universidade de Notre Dame (EUA).

A seleção dos alunos é um recorde para o departamento, de acordo com o coordenador do PPGCP, professor Dalson Britto Figueiredo. Segundo ele, o programa Capes-Print representa uma oportunidade sem precedentes para consolidar a internacionalização da ciência produzida no Brasil. “A seleção de sete estudantes para estágio doutoral no estrangeiro é um recorde histórico dentro do PPGCP, o que mostra que estamos no caminho certo rumo à internacionalização”, disse ele.

Os alunos desenvolverão projetos de pesquisa lidando com temas como políticas públicas, Nações Unidas, corrupção e accountability, dentre outros. Para os agraciados, o período nas instituições estrangeiras será crucial para maximizar a qualidade de suas investigações. “Ter a oportunidade de passar um período sanduíche na Universidade de Oxford é inacreditável. A possibilidade de desenvolver aspectos teóricos e metodológicos de minha pesquisa de doutorado em um dos mais prestigiados centros acadêmicos no mundo, com toda certeza, fará uma diferença imensa em minha carreira”, compartilha a doutoranda Amanda Domingos.

Lista de alunos e instituições
Amanda Domingos (Universidade de Oxford)
Antonio Henrique Pires dos Santos (Universidade de Oxford)
Matheus Cunha (Universidade de Oxford)