Seminário do Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE será realizado amanhã

A palestra será on-line, via Google Meet, com o professor Cristiano Ferraz, do DE

O Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE promove amanhã (20), das 16h às 17h30, seminário sobre o tema “Gráficos de Shewart para dados de Covid-19”, com o professor Cristiano Ferraz, do Departamento de Estatística da Universidade. A palestra será on-line, via Google Meet. Os interessados devem entrar com o microfone desligado.

Cristiano Ferraz (cferraz@castlab.org) é membro permanente do colegiado da Pós-Graduação em Estatística da UFPE, e um dos fundadores do CASTLab – Computational Agricultural Statistics Laboratory. É um dos integrantes do time de pesquisadores do Dado/Porto Digital, envolvido com análises e monitoramento de indicadores da Covid-19 para o Recife.

Resumo

Gráficos de Shewhart são ferramentas tradicionais de Controle Estatístico de Processos que têm sido historicamente empregadas com sucesso em diversas áreas incluindo saúde, indústria, produção, educação e gestão pública. Apesar de seu potencial, seu uso para monitoramento de epidemias ainda é pouco explorado. Nessa palestra, serão revistos os principais desafios epidemiológicos relacionados ao SARS-CoV-2, e as adaptações necessárias aos gráficos de controle de Shewhart para que possam ser utilizados no monitoramento de indicadores da pandemia de Covid-19. Simulação de análise prospectiva, utilizando dados oficiais do Ministério da Saúde, será realizada através da plataforma de livre acesso ao público, desenvolvida pelo CASTLab, covid19.castlab.org. A experiência de Recife, utilizando Gráficos de Shewhart para monitoramento de indicadores estratégicos da pandemia, através do Grupo Dado, do Porto Digital, será apresentada.

Data da última modificação: 19/01/2021, 17:16