Segunda usina fotovoltaica do Centro Acadêmico do Agreste é inaugurada

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, ganhou sua segunda usina fotovoltaica para geração de energia elétrica a partir da matriz solar. Com capacidade de geração de 300 kWp, ela se junta à primeira usina do Campus Caruaru e a outras quatro unidades distribuídas no Campus Recife e no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), compondo o parque fotovoltaico da UFPE. A cerimônia de inauguração foi realizada, na manhã de ontem (18), no Auditório Luiz Gonzaga, localizado na 3ª etapa do CAA.

Foto: Anderson Lima

Reitor, pró-reitoras e gestores da Sinfra e do CAA descerram a placa

O reitor Alfredo Gomes falou sobre a questão global que envolve a geração de energia e a sustentabilidade. “Nós todos estamos aqui, com certeza, comprometidos com um projeto maior”, assegurou. “Essa pauta mais ampla da diversificação da matriz energética está também ligada à dimensão ambiental”, especificou. O reitor ainda ressaltou o potencial formativo do parque fotovoltaico da UFPE: “Aí também está um laboratório concreto para a realização de pesquisas.”

O diretor do CAA, Manoel Guedes, apontou benefícios que as usinas fotovoltaicas trazem à instituição, a exemplo da redução dos valores da conta de energia. “É um recurso que vai poder ser reinvestido nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão”, afirmou. A finalidade educativa também foi lembrada, uma vez que a comunidade acadêmica pode ter contato com iniciativas sustentáveis e que podem reverberar positivamente em outros espaços. “A Universidade é uma vitrine para uma região. Então, aqui [no CAA] passam cinco mil estudantes de 168 municípios da região. E o que a gente tenta deixar é um trabalho educativo”, disse.

O parque fotovoltaico da UFPE conta com três usinas instaladas no Campus Recife, duas no CAA e uma no CAV. Juntas, elas têm potencial de geração de 1.600 kWp. Isso representa até 10% da energia elétrica consumida atualmente nos três campi da Universidade, resultando em economia de 5,3% dos valores nas contas de luz. Em números atuais, a conta mensal de energia gira em torno de R$ 2 milhões na UFPE, e a economia é de R$ 100 mil por mês com o uso da matriz solar. Assim, a expectativa é de que o investimento de R$ 5,5 milhões em todo o parque fotovoltaico seja compensado em um período de menos de cinco anos.

“A intenção da implantação dessas usinas surgiu desde o início da gestão, em 2019, quando, no plano de gestão de Alfredo [Gomes] e Moacyr [Araújo], decidiu-se mudar a matriz energética da UFPE”, explicou o superintendente de Infraestrutura da Universidade, Carlos Falcão. Há planos de ampliação futura do parque fotovoltaico.

PRIMEIRA USINA DO CAA – A primeira usina fotovoltaica do CAA foi inaugurada, em 2021. Ela tem capacidade 388 kWp, sendo a maior das seis unidades que hoje formam o parque fotovoltaico da UFPE. Essa escolha se deu por critérios técnicos, considerando condições favoráveis de instalação, monitoramento e capacidade de geração no local.

Data da última modificação: 19/08/2022, 15:32