SBPC realiza série de seminários para discutir um projeto para um novo Brasil

Primeiro evento virtual será realizado na quarta-feira, 9 de março, às 16h, e discutirá Ciência, Tecnologia e Inovação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza, a partir de quarta-feira (9), 12 seminários temáticos na série “Projeto para um novo Brasil“. Os eventos irão tratar de temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do País. Entre os assuntos a serem abordados estão Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação básica, Educação superior, Pós-Graduação, Saúde, Direitos Humanos, Segurança pública, Mudanças Climáticas, Meio ambiente, Questão indígena, Diversidade de gênero e raça e Cultura . Os eventos on-line serão transmitidos pelo canal da SBPC no YouTube.

Segundo Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, o objetivo dos eventos é engajar a comunidade científica a sugerir propostas para um novo governo. “A ideia é que esses eventos abordem temas relevantes visando a elaboração de um documento com diretrizes e propostas gerais de políticas que será entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição, durante a 74ª Reunião Anual da SBPC, a ser realizada esse ano na UnB (Universidade de Brasília)“, explica. “A ideia é não ficarmos apenas na batalha do presente. Mas pensarmos um futuro melhor para nosso país“, finaliza.

O primeiro debate abordará o tema Ciência, Tecnologia e Inovação e será coordenado por Francilene Procópio Garcia, diretora da SBPC. O evento contará com a participação de Glauco Arbix, professor titular de Sociologia na Universidade de São Paulo (USP), Lúcia Melo, da Fundação Joaquim Nabuco e membro do Conselho da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da SBPC e professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Helena Nader, presidente de honra da SBPC, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Francilene Garcia explica que este primeiro seminário on-line contará com a presença de mentes inspiradoras, cujas carreiras e experiências de vida, seja como pesquisadores, dirigentes, ou à frente da gestão de entidades públicas, deixaram importantes contribuições para o setor de CT&I e seu impacto no desenvolvimento do País, inclusive na estruturação do atual marco legal de CT&I vigente.

“A minha expectativa é que este primeiro evento traga uma abordagem panorâmica sobre desafios e oportunidades que enfrentamos na dura jornada em defesa da Ciência Brasileira, buscando refletir sobre aspectos que o Brasil urge transformar para avançar. Nesta conversa inicial, vamos tratar de perspectivas para o Brasil: qual a relevância das políticas públicas e de investimentos em ciência, tecnologia e inovação para um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável?; com um olhar na Agenda 2030, qual é a nossa estratégia e de que forma estaremos cuidando dos nossos biomas?“, disse.

Francilene Garcia disse também que, durante o debate, é importante que se reflita sobre o modelo de financiamento da ciência no Brasil. “Infelizmente não contamos com políticas públicas e financiamentos que permitam planos e estratégias de médio ou longo prazo. Nós formulamos e executamos iniciativas apenas com um olhar no presente, além das imensas perdas, tem sido muito difícil avaliar e comunicar os resultados alcançados. É preciso que a gente estabeleça, como parte desse novo projeto de país, caminhos para reconhecer e comunicar os avanços, além de assegurar as fontes de financiamento à Ciência. Outro ponto que deve ser tratado é a importância das pesquisas e dos programas de pós-gradução estabelecidos no país“, finaliza.

Data da última modificação: 07/03/2022, 18:07