SBPC prorroga inscrições para o 4º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher

As indicações podem ser submetidas até o dia 6 deste mês

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) prorrogou o prazo para as inscrições ao 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” para até o dia 6 deste mês. Contemplando a categoria “Meninas Cientistas”, nesta edição, a premiação é dedicada às estudantes do Ensino Médio e Graduação com notório talento para uma carreira científica promissora. A SBPC convida pró-reitorias de Graduação e Pesquisa, Secretarias de Educação, escolas e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional para não perderem esta chance e enviarem suas indicações.

Todo ano, desde 2019, a SBPC atribui um prêmio às cientistas mulheres, alternando a concessão do mesmo a cientistas de destaque e a jovens com notório talento para uma carreira científica promissora. Esta 4ª edição se dirige às “Meninas Cientistas” – estudantes do Ensino Médio e da Graduação.

Ao todo serão seis premiadas: três do Ensino Médio e três da Graduação – de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. Elas serão avaliadas pela criatividade e boa aplicação do método científico em projetos de iniciação científica, bem como o potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.

As indicações, com a devida documentação, poderão ser feitas até o dia 6 de novembro, através do formulário on-line

Para a inscrição das candidatas indicadas aos prêmios será necessário o envio de uma minibiografia atualizada (com até 500 caracteres, com espaço); currículo Lattes http://lattes.cnpq.br; e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2 mil caracteres, com espaço). Será necessário também anexar ao formulário o projeto/atividade científica realizada, explicando a importância do projeto/atividade, seu desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância. A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades realizadas com ajuda de professor orientador.

Se a indicação for pelo desempenho destacado em atividades científicas – feiras, olimpíadas científicas, divulgação científica etc. – a documentação deverá comprovar a participação e o desempenho na referida atividade.

O anúncio das premiadas será feito no dia 20 de janeiro de 2023. A cerimônia de outorga do prêmio às contempladas será realizada no dia 10 de fevereiro de 2023, durante o evento anual realizado pela SBPC, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo.

A cerimônia de outorga do prêmio às jovens cientistas contempladas nesta 4ªedição será realizada no dia 10 de fevereiro de 2023, durante o evento anual realizado pela SBPC. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal da SBPC no YouTube.

Data da última modificação: 03/11/2022, 16:04