Notícias Notícias

Voltar

Reitoria da UFPE recebe a exposição “Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022): Outros sentidos”

Instalação já esteve no hall do Centro de Educação da Universidade

Fotos: Anthony Santana

Notícias e documentos históricos na mostras

A partir de hoje (5), a Reitoria da UFPE recebe a exposição “Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022): Outros sentidos”, organizada pela Coordenação Setorial de Extensão e Cultura do Centro de Educação (CE) da Universidade, em conjunto com o Portal do Bicentenário. A instalação teve sua abertura no dia 6 de setembro e ficou no hall do CE até o dia 2 deste mês.

Artefatos produzidos por crianças também na exposição

A exposição traz diferentes perspectivas sobre o processo de independência do Brasil para negros, mulheres, indígenas, crianças, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+, e está composta em três núcleos. O primeiro apresenta notícias e documentos históricos da época; no segundo, especialistas abordam temáticas como educação, terra e política nesses dois séculos e esses temas, entre outros, são representados por crianças, de acordo com suas interpretações, em esculturas feitas com argila.

Produções de artes visuais também compõem o trabalho

O terceiro núcleo é composto por artefatos que representam indígenas, negros e intelectuais, bem como duas obras do artista Tássio de Melo que questionam os símbolos nacionais e suas representações construídas a partir de narrativas oficiais dos acontecimentos do dia 07 de setembro de 1822.

Também é possível apreciar a exposição em formato virtual no site. A exposição tem curadoria das professoras Raylane Navarro Barreto e Viviane de Bona.

Data da última modificação: 06/10/2022, 09:17