Reitor encontra estudantes aprovados em cursos de graduação da UFPE

Evento reuniu mais de 40 estudantes da ETE Advogado José David Gil Rodrigues, docentes e funcionários, além de gestores públicos

O reitor Alfredo Gomes participou, na manhã de ontem (13), de um evento com estudantes egressos da Escola Técnica Estadual (ETE) Advogado José David Gil Rodrigues aprovados para ingresso, este ano, nos cursos de graduação da UFPE e da Universidade de Pernambuco (UPE). O encontro lotou o auditório da escola, que fica no Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Além dos egressos, participaram professores, funcionários, atuais alunos da ETE e gestores públicos.

Fotos: Raiane Andrade

Alunos e professores estavam radiantes com aprovação na UFPE e na UPE

A gestora da ETE Advogado José David Gil Rodrigues, Izabel Sena, celebrou a conquista dos mais de 40 estudantes dessa escola aprovados na UFPE e UPE. Além disso, ela passou uma mensagem de incentivo a todos os alunos presentes: “Esse momento é um momento significativo e importante, quando a gente diz para vocês: cada um que está nesta sala pode. Vocês podem.”

“É muito bom ver a escola pública dentro da Universidade Federal [de Pernambuco]”, comemorou o reitor Alfredo Gomes ao se referir ao projeto transformador da educação, que deve abarcar todos os grupos sociais. “A ideia central da Universidade Federal de Pernambuco, há bastante tempo, é formar gente com capacidade crítica, com capacidade reflexiva e com capacidade de desenvolver, de forma autônoma, tanto o seu projeto de vida quanto o engajamento em projeto social”, completou.

A estudante Rebeca Marques, aprovada para o curso de Pedagogia no Campus Recife da UFPE, está animada com o ingresso na Universidade e com as oportunidades geradas pelos estudos. “A educação sempre foi muito transformadora na minha vida, principalmente depois que eu cheguei aqui no Ensino Médio, com a ETE e as oportunidades que a ETE me proporcionou, eu fui vendo a educação como, realmente, um divisor de águas. E é a base da nossa vida”, afirmou a jovem, que também fez o curso técnico em Administração na ETE Advogado José David Gil Rodrigues junto com o Ensino Médio.

“A minha escolha pela UFPE é justamente pelo incentivo que ela tem pelo modo acadêmico de ensino, as pesquisas, o incentivo a empresas juniores. Foi algo que me abriu os olhos e me fez querer, durante o Ensino Médio, estar na instituição”, disse Camilly Neri, aprovada para Administração no Campus Recife da UFPE. A estudante também possui o curso técnico em Administração pela ETE Advogado José David Gil Rodrigues. Ela ainda foi aprovada em Administração na UPE, mas optou pelo curso da UFPE.

MESA – Além do reitor Alfredo Gomes e da gestora Izabel Sena, a mesa solene do evento teve a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura da UPE, Luiz Alberto Rodrigues; do pró-reitor de Graduação da UPE, Ernani Martins; do gerente regional de Educação Metropolitana Sul/Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcos Moraes; da gerente-geral da Educação Profissional de Pernambuco, Socorro Rodrigues; da gestora das Escolas Técnicas de Pernambuco, Pollyanna Freire; do professor Renato César, representando os professores da casa; da estudante Rebeca Marques, representando os estudantes da casa aprovados nas universidades este ano; e de coordenadoras da Metropolitana Sul.

Data da última modificação: 14/03/2023, 15:35