Notícias Notícias

Voltar

Reitor Alfredo Gomes recebe Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, concedida pelo TRE-PE

Professor Emérito Aurélio Agostinho da Boaviagem, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), também foi agraciado

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, no Grau Ouro, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A condecoração é dada a pessoas físicas e jurídicas em homenagem aos serviços prestados à Justiça Eleitoral. A solenidade de outorga foi realizada no dia 1º deste mês, na Sala de Sessões da sede do TRE-PE, com transmissão ao vivo pelo YouTube. 

O professor emérito da UFPE Aurélio Agostinho da Boaviagem também foi agraciado. Ele foi docente do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) de 1976 a 2012 e procurador-geral da UFPE de 1980 a 2013. Confira a lista dos 51 agraciados nas Classes Ouro, Prata, Bronze e Comendador. 

Na fala de encerramento da solenidade, o presidente do TRE-PE, Carlos Frederico Gonçalves de Morais, destacou a importância da Justiça Eleitoral como fiadora e legitimadora da democracia brasileira. “A Justiça Eleitoral vem sendo um dos principais pilares da democracia, como garantidora da legitimidade dos procedimentos eleitorais”, afirmou. O presidente frisou que ela contribui para a estabilidade do estado democrático de direito e surgiu da necessidade de se ter um órgão independente e seguro para conduzir o processo eleitoral, garantindo a soberania popular. Por fim, destacou o reconhecimento de organismos internacionais ao sistema brasileiro por ser íntegro, seguro e rápido. “O Brasil possui vocação de exportar democracia em forma de tecnologia”, disse.

Data da última modificação: 03/09/2021, 15:44