Propg consulta docentes, discentes e técnicos dos PPGs sobre processo híbrido de ensino e aprendizagem

O prazo para responder o formulário é 23 deste mês

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) da UFPE está realizando uma consulta a docentes, discentes e técnicos vinculados aos programas de pós-graduação da Universidade sobre dos PPGs da UFPE com o objetivo de realizar diagnóstico acerca da provável implementação do processo híbrido de ensino e aprendizagem, mediado preferencialmente por Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Docentes, discentes e técnicos podem acessar o formulário de diagnóstico aqui. O prazo para responder o formulário é 23 deste mês.

Este formulário foi elaborado pela Comissão de Ensino Híbrido para a Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPE. Em termos conceituais, o processo híbrido de ensino e aprendizagem caracteriza-se como abordagem metodológica flexível, organizado a partir de TICs, ativo e inovador que oriente a atividade docente e formas diversas de ensino e aprendizado, destinado à formação por competências estimulando a autonomia e o protagonismo dos estudantes e o aprendizado colaborativo, permitindo integrar às atividades presenciais a interação virtual de espaços de aprendizagem (CNE, 2022).

Os princípios híbridos do ensino e da aprendizagem se associam, por meio da mediação de TICs, ao das pedagogias ativas, tais como participação, autonomia, protagonismo, invenção, descoberta, solução de problemas, entre outros. O processo híbrido de ensino e aprendizagem não deve ser confundido com a estrutura de cursos ofertados na modalidade Educação a Distância (EaD), podendo, como processo pedagógico, ser adotado preferencialmente aos cursos presenciais, que se constitui como foco das metodologias geradas pelo processo híbrido.

A Comissão de Ensino Híbrido está discutindo sobre as situações: percentual de disciplinas oferecidas on-line, percentual de carga horária on-line dentro de uma disciplina presencial; e discentes matriculados em cursos presenciais e acompanhando as disciplinas de forma on-line.

Coordenação Geral de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
(81) 2126.7043 - WhatsApp Business