Projeto UFPE no Meu Quintal lança edital para operação no município de Flores

Atividades serão desenvolvidas no período de 29 de maio a 5 de junho

O Projeto de Extensão UFPE no Meu Quintal chega à sua 7ª edição rodando pelas trilhas e caminhos do Sertão pernambucano. Desta vez, o município de Flores, no Pajeú (a 384 quilômetros do Recife), será o parceiro na mais nova operação do projeto, que acontece no período de 29 de maio a 5 de junho. O edital para seleção de propostas e estudantes extensionistas está disponível aqui.

Serão selecionados 85 estudantes das mais diversas graduações dos três campi da UFPE (Recife, Vitória e Caruaru). A novidade é a possibilidade de participação de extensionistas que já estiveram em edições anteriores (do total de 85 vagas, haverá três vagas exclusivas para esse público).

Serão acatadas propostas de cursos, palestras, capacitações, rodas de diálogo ou outras intervenções de caráter pedagógico, com carga horária de quatro horas. Os seis eixos temáticos são: Meio Ambiente; Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Humano; Saúde; Educação; Cultura; e Justiça e Cidadania. Todas as regras para participação e a lista de documentos necessários para a inscrição constam no edital do projeto.

O edital era esperado há mais de dois anos pela comunidade acadêmica, já que a última operação do projeto em solo sertanejo aconteceu, em janeiro de 2020, na cidade de Dormentes. Neste intervalo, houve operações de menor porte (São Lourenço da Mata e Cupira). O período também foi especial, pois o projeto atravessou fronteiras e foi atuar em comunidades haitianas, trabalhando com estudantes da Universidade do Haiti na sua primeira operação internacional, deixando naquele país uma célula ativa do projeto.

A operação em Flores representa o retorno das intervenções em solo pernambucano. Ela terá a participação de instrutores de diversas modalidades esportivas (tiro com arco, karatê, muay thai e jiu jitsu); do Coral Ars Canticus, do Centro de Artes e Comunicação (CAC), sob a regência do professor Sergio Deslandes; e do trio de música de câmara para violão Tapioca de Shark, composto pelos músicos Abraão Marreira, Hugo Rocha e Sergio Deslandes.

UFPE no Meu Quintal no Instagram
@ufpenomeuquintal