Notícias Notícias

Voltar

Programa Univerciência amplia rede exibidora e estreia nova temporada

Estreia da nova temporada será hoje (22) na TVU, canal 11.1

A temporada de 2022 do Univerciência, primeiro programa brasileiro de TV e internet, produzido através da parceria entre TVs públicas e instituições públicas de Ensino Superior nordestinas, com foco na promoção, na popularização e na difusão da ciência, terá 35 episódios inéditos, veiculados até o fim do ano. Na TVU, canal 11.1, o programa é exibido às terças, 20h30 (inédito) e às quintas, 21h (reapresentação). A estreia da nova temporada será hoje (22). A Coordenação de Produção da emissora é responsável pela realização e envio das matérias relacionadas às pesquisas desenvolvidas na UFPE. Os programas também estão disponíveis no YouTube da emissora

Criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), o Univerciência logo se transformou, a partir da parceria entre a TVE Bahia e universidades públicas espalhadas pelo Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet. 

Consolidando-se como uma importante fonte de divulgação científica ao grande público, dentre as novidades para 2022, houve ampliação da rede de parceiros e o programa será exibido em 24 emissoras de TV de todas as regiões do país, que juntas podem alcançar mais de 100 milhões de pessoas, além de estar disponível nos canais de cada instituição na internet, que somam atualmente 8,5 milhões de seguidores e inscritos. 

Outra boa notícia, a partir desta temporada, é o estímulo à interação social que o programa vai promover, já que telespectadores e internautas também poderão enviar suas dúvidas e sugestões para serem respondidas e comentadas por pesquisadores do nordeste, dentro do programa. 

PRIMEIRA TEMPORADA – Em 2021, foram exibidos 30 programas de 26 minutos, com resultados de pesquisas e projetos desenvolvidos em 40 instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Nordeste, entre universidades federais e estaduais, os institutos federais e também duas unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da região. Os conteúdos produzidos por essas IES são recebidos e organizados com apresentação, produção e edição final pela TV Uesb, contando com a veiculação e articulação de distribuição da TVE Bahia.

O Univerciência pode ser visto, em sinal aberto: em Pernambuco, através da TVU (canal 11.1) e da TVPE; na Bahia, pela TVE, TV Uesb e TV Alba; no Ceará, pela TVC; no Espírito Santo, pela TVE ES; em Goiás, pela TV UFG; no Maranhão, pela TV UFMA e TV IFMA; em Minas Gerais, através da Rede Minas; no Piauí, pela TV Antares e TV Assembleia; no Rio Grande do Norte, pela TVU RN; em Santa Catarina, através da TV UFSC; em São Paulo pela TVT; em Sergipe, na TV Aperipê; e ainda pelo Canal Saúde, para a Região Metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; e no Canal Futura. Esses dois últimos canais também estão disponíveis através de operadoras de TV por assinatura e por parabólica para todo o Brasil. 

Data da última modificação: 22/03/2022, 11:07