Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) realiza colóquio “Parentalidade na academia e ciência”

Evento acontece na próxima quarta-feira (23), no canal oficial da UFPE no YouTube

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) realiza colóquio intitulado: “Parentalidade na academia e ciência”. O colóquio será ministrado pela professora Fernanda Staniscuask, do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do movimento Parent in Science, na próxima quarta-feira (23), às 15h.

O colóquio acontecerá no canal oficial da UFPE no YouTube.  As perguntas à palestrante serão registradas através do chat durante a transmissão. O tema “Parentalidade e carreira acadêmica/científica” era pouco discutido no meio acadêmico até pouco tempo atrás. O movimento Parent in Science foi criado com o objetivo de trazer esta discussão à tona, além de produzir dados e conhecimento aprofundados sobre o real impacto da chegada dos filhos na vida de cientistas, visando principalmente embasar novas políticas de apoio à parentalidade na ciência e na academia.

Fernanda Staniscuask é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e tem doutorado em Biologia Celular e Molecular (Programa do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 2007). Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Biologia da Universidade de Toronto em Mississauga, e foi bolsista de pós-doutorado júnior no Departamento de Biofísica da UFRGS. Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular, com ênfase em genes de aquaporinas de plantas e o papel destas proteínas na nutrição vegetal e resposta a estresses abióticos. Tem experiência também em fisiologia de insetos, bioquímica de macromoléculas e toxinas. Atualmente é professora do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia da UFRGS. É fundadora e coordenadora do projeto Parente in Science. Mãe de três filhos, esteve em licença maternidade em 2013, 2015 e 2018. Vencedora do Nature Research Awards for Inspiring Women in Science – Outreach Category 2021.

Data da última modificação: 22/03/2022, 14:19