Programa de Iniciação às Ciências Visuais está com inscrições abertas

Projeto de extensão oferece aulas teórico-práticas sobre Ciências Visuais e também irá realizar mutirões de atendimento em cidades do interior de Pernambuco

O Programa de Iniciação às Ciências Visuais (PICV), oferecido a partir de uma parceria entre o Centro de Ciências Médicas - Faculdade de Medicina do Recife (CCM-FMR) e Hospital das Clínicas da UFPE, está com inscrições abertas para seleção de novos membros até o próximo dia 23. Serão ofertadas vagas para acadêmicos de Medicina ou Biomedicina que estejam cursando entre o 1º e o 6º período da graduação em instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana do Recife. A lista com os documentos que devem ser enviados para a candidatura e demais informações podem ser encontradas no edital da seleção, clicando aqui.

Lançado oficialmente em junho deste ano, o PICV consiste em um projeto de extensão que busca fomentar o ensino das ciências visuais e facilitar o acesso da população ao atendimento oftalmológico. Para isso, o projeto se fundamenta na capacitação teórico-prática da equipe e, em sua segunda fase, aplicação dos conceitos através da realização de mutirões de atendimento, atualmente já firmados em duas cidades de Pernambuco: Ouricuri e Frei Miguelinho. A orientação do programa é conduzida pelo professor Francisco Cordeiro, do CCM-FMR da UFPE, e oftalmologista do HC.

“Percebemos que existem cidades no interior do Estado com vazios oftalmológicos. A ausência de uma consulta oftalmológica de rotina pode trazer sérias consequências na vida de crianças e adultos. Uma criança com distúrbios oculares não tratados, por exemplo, apresenta dificuldades de aprendizado, leitura e escrita, o que aumenta suas chances de futuramente estar à margem da sociedade. Além disso, a abordagem precoce de doenças oculares reduz complicações graves, como a cegueira”, afirma o professor. Os mutirões de atendimento ainda não têm data marcada, mas, segundo ele, o projeto tem avançado.

“Conseguimos importante financiamento por meio de emendas parlamentares para execução desses mutirões. Estamos aguardando a chegada desse recurso para colocarmos em prática a segunda fase do projeto. Tal incentivo foi possível com o apoio e entusiasmo dos parlamentares Antônio Fernando, Augusto Coutinho e Henrique Queiroz. Esse investimento será fundamental na compra dos equipamentos para realização dos exames, bem como no transporte de nossa equipe até as cidades”, destacou Cordeiro.

Em relação ao ensino das ciências visuais e à atuação do programa, o coordenador acadêmico do PICV, Gabriel Guerra, explicou que pesquisas evidenciam um preocupante déficit na formação médica em oftalmologia, com até 70% dos estudantes apresentando incapacidade ou insegurança quanto às ciências visuais. “Acredito que boas práticas em Medicina se fundamentam, principalmente, em dois pilares: a ciência e, sobretudo, a assistência humanizada aos pacientes. O PICV desde o início foi desenvolvido com o intuito de seguir esses princípios”, pontuou. Os participantes do projeto realizarão capacitações acerca dos principais temas das ciências visuais, além de treinamentos teórico-práticos sobre métodos de avaliação e diagnóstico, a fim de aplicar esses conceitos na assistência a grupos e cidadãos atualmente desassistidos.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPE, Oussama Naouar, projetos de extensão como o Programa de Iniciação às Ciências Visuais contribuem para que a Universidade cumpra seu papel social. “Neste ano em que celebramos o centenário de Paulo Freire, a atual gestão da UFPE e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) se alegram em ver o desenvolvimento desses projetos de extensão focados na interiorização e na colaboração para resolução de problemas da sociedade, como a dificuldade de acesso a atendimento oftalmológico. A extensão, que é prerrogativa das universidades públicas, nasceu dessa preocupação da academia em ter capilaridade na sociedade”, afirmou.

Instagram do projeto @picv.ufpe

Data da última modificação: 16/07/2021, 09:50