Notícias Notícias

Voltar

Programa de Formação de Startups 2021 do Polo Tecnológico e Criativo da UFPE inicia atividades

As startups vão ser acompanhadas ao longo de três etapas de desenvolvimento

A UFPE promoveu o primeiro encontro do Programa de Formação de Startups 2021 do Polo Tecnológico e Criativo da UFPE (Polo TeC), que reuniu ontem (5) todas as startups em um encontro virtual. A gestão do programa explicou a metodologia aplicada em sua formação e apresentou algumas regras de seu funcionamento.

As startups vão ser acompanhadas ao longo de três etapas de desenvolvimento. Na fase de exploração, elas se aprofundam no problema que desejam resolver. Em seguida, na construção e validação, os empreendedores constroem e validam a solução desenvolvida. Por fim, na terceira fase, buscam a otimização do negócio tendo como objetivo o seu crescimento.

De acordo com a técnica Suzana Sandes, que atua no Polo TeC, a metodologia é baseada num modelo de maturidade, adotado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), chamado modelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). Apoiada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a plataforma busca ampliar a capacidade das incubadoras em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem-sucedidos.

O Cerne está baseado em oito princípios, sob os quais os processos e práticas da incubadora estão estruturados. São eles: foco nos empreendimentos, foco nos processos, ética, sustentabilidade, responsabilidade, melhoria contínua, desenvolvimento humano e gestão transparente e participativa. O modelo também é norteado por cinco eixos: empreendedor, mercado, gestão, capital e tecnologia.

“Assim, os empreendimentos incubados no Polo TeC vão desenvolver habilidades para cada um desses eixos, por meio de acesso a materiais de estudo, treinamentos, mentorias e eventos. O desenvolvimento do eixo tecnologia acontece por meio de apoio de um professor pesquisador da UFPE, que atua como mentor técnico da solução que a ser desenvolvida pela startup”, conta Suzana. O Polo Tec prevê também o acesso aos laboratórios da Universidade, a fim de fomentar esse desenvolvimento tecnológico.

“Estamos implantando o modelo e queremos atingir a certificação. Inclusive, recentemente, o Polo TeC foi aprovado num edital do Sebrae em parceria com a Anprotec. Estamos recebendo treinamentos e consultorias nesse modelo de certificação”, conta a técnica. O Polo TeC foi selecionado, em maio, na Chamada Pública nº 003/Sebrae-PE/21, lançada pelo Sebrae-PE com o objetivo de apoiar as incubadoras na implantação e certificação do nível de maturidade 1 do modelo Cerne. A equipe do Polo TeC recebe, semanalmente, treinamentos e consultorias para a implementação dos processos e práticas previstas no modelo.

EDITAL - O edital voltado a empresas juniores da UFPE, lançado este mês pelas Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e de Pesquisa e Inovação (Propesqi), estimula a parceria com as startups ao inserir as empresas no Polo TeC para apoio ao programa de formação. “As empresas vão entrar no ecossistema para ajudar a desenvolver essas habilidades previstas no Cerne. Por exemplo, empresas juniores da área de Administração vão prestar mentorias nas áreas de empreendedorismo e capital e as de Direito, nos processos jurídicos envolvidos na gestão das startups”, explica Suzana Sandes. As inscrições para a chamada ficam abertas até o dia 20.

Mais informações
Diretoria de Inovação e Empreendorismo (Dine)  
(81) 2126.8959 – WhatsApp

polotec@ufpe.br

Data da última modificação: 07/10/2021, 17:12