Programa Brafitec na área de Engenharia Civil recebe inscrições até o dia 15 deste mês

Estão disponíveis quatro bolsas para mobilidades de até dois anos, com possibilidade de duplo diploma

Estão abertas até as 18h do dia 15 deste mês as inscrições para o Programa Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec) de Engenharia Civil. A iniciativa prevê a realização de mobilidades na França por um período de até dois anos, de setembro deste ano a julho de 2025. Os benefícios incluem passagem, auxílio instalação de 1.300 euros, auxílio saúde de 90 euros por mês e bolsa mensal de 870 euros. Estão disponíveis quatro bolsas para a UFPE.

O programa prevê a realização de mobilidades para cinco instituições francesas: Polytechs de Marseille, Grenoble, Nantes, Lille e Annecy Chamberry. Há a possibilidade de duplo diploma com as universidades Polytech Marseille e Grenoble, com as quais o curso de Engenharia Civil da UFPE possui acordos específicos. O ingresso no segundo ano de intercâmbio e no programa de dupla diplomação, entretanto, está condicionado à aprovação da instituição francesa. Caso o aluno não obtenha o êxito acadêmico exigido, retornará ao Brasil ao final do primeiro ano de mobilidade.

Para participar é necessário que o estudante atenda a uma série de requisitos, dentre os quais: estar regularmente matriculado na graduação em Engenharia Civil da UFPE, possuir média acima de 7,00 e possuir, no máximo, três reprovações no histórico, que devem obrigatoriamente ter sido recuperadas. Além disso, é necessário que o discente tenha obtido nota igual ou superior a 600 no Enem (a partir de 2016), comprove proficiência em língua francesa (TCF Capes, Delf ou Dalf, nível mínimo B1) e não tenha sido contemplado anteriormente com bolsa de graduação de agência pública de fomento.

Os candidatos devem enviar toda a documentação listada no edital ao e-mail do professor Arnado Manoel Carneiro arnaldo.carneiro@ufpe.br até as 18h do dia 15 deste mês. A segunda etapa da seleção consiste na realização de uma entrevista presencial no dia 22 deste mês, a partir das 15h por ordem de chegada. Os candidatos pré-selecionados serão divulgados até o dia 27 de março.

Professor Arnaldo Carneiro

arnaldo.carneiro@ufpe.br

Matéria relacionada
Projeto Brafitec/Capes oferece bolsas de estudos para graduações de Engenharia, em parceria com instituições francesas