Profnit abre inscrições para o Exame Nacional de Acesso - ENA 23 e ingresso no ano letivo 2023

Inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, a partir das 12h do dia 15 de setembro, e durarão até as 23h59 do dia 22 de setembro

A Comissão Acadêmica Nacional do Profnit (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) divulgou edital para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA 23), para ingressantes no Profnit no ano letivo de 2023.

Poderão se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de qualquer curso de nível superior emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, a partir das 12h do dia 15 de setembro, e durarão até as 23h59 do dia 22 de setembro. Os candidatos devem preencher um formulário eletrônico, no qual irão incluir as informações solicitadas e realizar upload dos documentos exigidos.

O Profnit é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses, conforme seu Regimento Nacional. A Rede Profnit é coordenada pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), e tem como Ponto Focal Sede a Universidade Federal de Alagoas.

O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

Integram a Rede Nacional do Profnit 37 Pontos Focais, distribuídos por 23 estados mais o Distrito Federal. Os Pontos Focais são responsáveis, por intermédio das respectivas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAI), sediadas em cada Ponto Focal, por toda a gestão local do Profnit, observando a disciplina acadêmica nacional e do ponto focal, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até à divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula.

Ao todo, são fixadas dez vagas para a Universidade Federal de Pernambuco. Serão reservadas 30% das vagas para pessoas que se autodeclarem negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e com deficiência. Além disso, uma vaga institucional adicional é disponibilizada para servidores ativos e permanentes da UFPE que, aprovados na seleção, não tenham logrado classificação.

profnit@ufpe.br

Data da última modificação: 19/08/2022, 15:49