Notícias Notícias

Voltar

Profissionais do HC organizam evento científico sobre sarcoma e melanoma

O oncologista Gustavo Godoy é o coordenador do evento

Profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE estão organizando o primeiro congresso “Sarcoma & Melanoma - da suspeita clínica ao tratamento”, que acontece no próximo sábado(10), no JCPM Trade Center, no bairro do Pina, no Recife, a partir das 8h. As inscrições devem ser realizadas pelo site. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O oncologista Gustavo Godoy é o coordenador do evento, enquanto a médica nuclear Simone Brandão e a patologista Mariana Lira estão na comissão organizadora do evento, que reunirá mais de 25 especialistas de várias regiões do Brasil em mais de 40 palestras e mesas-redondas.

Os sarcomas são um conjunto específico de tumores, de origem genética, que acometem várias estruturas do corpo humano, como vasos sanguíneos, linfáticos, músculos, tecido gorduroso, nervos, cartilagens, pele e tendões. Mais comum, o melanoma é o mais grave entre os tipos de câncer de pele, provocado pelo excesso de exposição ao sol. Ambos podem ser curados, se diagnosticados precocemente.

“Quando operados precocemente, entre 70% e 80% dos pacientes são curados com cirurgia combinada a outras modalidades, a depender das características do tumor, tais como localização, diâmetro, grau de diferenciação, ressecabilidade, idade do paciente, presença de outras doenças e etc”, explica o oncologista Gustavo Godoy.

Data da última modificação: 07/11/2018, 15:13