Professores e egressos da UFPE integram equipes dos governos federal e de Pernambuco

Cristiano Ramalho e Márcia Angela ocuparão cargos federais e José Almir Cirilo e Diogo Bezerra foram nomeados secretários estaduais

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve quatro de seus docentes anunciados para as equipes que irão compor os novos governos federal e de Pernambuco. Cristiano Ramalho, do Departamento de Sociologia, irá conduzir a Secretaria Nacional de Pesca Artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) do governo federal. Almir Cirilo e Diogo Bezerra, ambos do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), ficarão responsáveis pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento e pela Secretaria de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco, respectivamente. Já a professora Márcia Angela, do curso de Pedagogia, irá presidir a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Indicado pelo perfil técnico e experiência no setor, Cristiano Wellington Norberto Ramalho já soma mais de 26 anos de estudo do universo das comunidades pesqueiras artesanais. Ele é docente do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, além de pesquisador do Núcleo de Estudos, Humanidades, Mares e Rios (Nuhumar). Cristiano é também um dos responsáveis pelo projeto de extensão Vozes da Pesca Artesanal, realizado pelo Nuhumar com apoio do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e vencedor do 1º Prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) de Extensão Universitária. É ainda pesquisador de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conselheiro do CPP. Cristiano foi um dos nomes da UFPE que integraram a equipe de transição do governo Lula.

O professor José Almir Cirilo, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), atua há mais de 40 anos em atividades de ensino, pesquisa e extensão na UFPE, tendo experiência nas áreas de hidrologia, hidráulica fluvial, macrodrenagem, geoprocessamento e gestão de recursos hídricos, entre outras. Exerceu diversas funções de gestão nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente e ciência e tecnologia. Entre elas, as de secretário de Recursos Hídricos e Energéticos e de secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Participou ainda da diretoria do Comitê da Bacia do Rio São Francisco e foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Formado em Engenharia Civil pela UFPE, com mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro das academias de Engenharia e de Ciências de Pernambuco.

Também do CAA, Diogo de Carvalho Bezerra é formado em Ciências Econômicas pela UFPE, além de mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade, tendo trabalhado em pesquisas com teoria da decisão, probabilidade imprecisa, pesquisa operacional e modelos econômicos. Professor do Núcleo de Gestão do CAA, Diogo já lecionou na área de gestão em pós-graduação na Universidade Mackenzie e na Faculdade Boa Viagem, entre outros locais. Foi consultor em projetos de avaliação do Prodetur e prestou consultoria em empresas e instituições como a Secretaria da Fazenda de Pernambuco na área financeira e econômica. Atuou ainda, em Caruaru, como secretário da Fazenda e de Planejamento, Gestão e Orçamento; bem como na Presidência da Autarquia de Urbanismo e Meio Ambiente (URB) e da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte (AMTCC), nas gestões da então prefeita Raquel Lyra, agora governadora.

Já Márcia Angela da Silva Aguiar é graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFPE, além de doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular, ela atua no curso de Pedagogia do Campus Recife da Universidade e no Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolvendo estudos e pesquisas na área de Educação com ênfase em Política Educacional. Foi diretora do Departamento de Educação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), professora da Educação Básica e diretora de Planejamento da Secretaria de Educação de Pernambuco, presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), vice-presidenta e presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e presidenta da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Atualmente, é diretora de Cooperação Internacional da Anpae e integra a Rede de Cooperação Científico-Acadêmica de Educação Superior (Rede Caes), Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (RelePe) e o Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges).

Além de Cristiano Ramalho, Almir Cirilo, Diogo Bezerra e Márcia Angela, alunos egressos de cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) integram as duas gestões que iniciam agora em janeiro.

São eles:

Governo federal
Advocacia-Geral da União (AGU)
Jorge Rodrigo Araújo Messias, graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas

Ministério da Ciência e Tecnologia
Luciana Santos, engenheira eletricista formada pela UFPE e primeira mulher a assumir o posto

Ministério da Justiça e Segurança Pública
Flávio Dino, mestre em Direito Público pela UFPE

Ministério da Pesca e Aquicultura
André de Paula, formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (FDR)

Secretaria Nacional de Segurança Pública
Tadeu Alencar, formado em Direito pela FDR, com especialização em Direito Tributário também pela Universidade