Notícias Notícias

Voltar

Professores da UFPE ministram curso na VIII Conferência Brasileira Sobre Estabilidade de Encostas

O evento ocorre de 23 a 26 de novembro, no Hotel Armação Porto de Galinhas, em Ipojuca

Os professores Roberto Quental Coutinho (UFPE) e Rejane Lucena (UFPE/Defesa Civil de Jaboatão) ministram, na II Conferência Brasileira Sobre Estabilidade de Encostas (Cobrae), o minicurso Mapeamento e Gestão de Risco em Movimento de Massa em Encostas. O evento ocorre de 23 a 26 de novembro. no Hotel Armação Porto de Galinhas, em Ipojuca.

Os minicursos são ministrados no dia 23 (inscrições abertas pelo site). As outras quatro opções ofertadas são: Soluções de Estabilização de Movimentos de Massa em Encostas, com Maurício Erhlich (Coppe/UFRJ) e Leonardo de Bona Becker (Poli/RJ); Taludes em Maciços Rochosos, com Tarcísio Celestino (USP); Erosão – Conceitos a Soluções de Estabilização, com Ana Luiza Coelho Netto (UFRJ), José Camapum de Carvalho (UnB) e Kalinny Patrícia Vaz Lafayette (UPE); e Software em Estabilidade de Encostas e outros tópicos, com Thiago Bretas (Empresa Rocscience).

“Na Região Nordeste, devido à ocupação irregular de encostas, morros, grotas, falésias, locais com importantes empreendimentos e obras de infraestrutura, diversos eventos de movimentos de massa têm ocorrido ao longo do tempo, sendo um tema de muita relevância para a região”, avalia o professor Roberto Quental Coutinho (UFPE), que é presidente do Cobrae.

Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPE, ele completa: “Diversos projetos de pesquisa e atividades profissionais nessa temática têm sido desenvolvidos em toda a Região Nordeste fornecendo subsídios com importantes contribuições para a sociedade, projetos e implantação de infraestrutura.”

Como parte da programação da VIII Conferência, além dos cursos, palestras e apresentação de trabalhos, serão promovidas atividades socioambientais. 

Mais informações
Conferência Brasileira Sobre Estabilidade de Encostas

Data da última modificação: 17/10/2022, 13:59