Notícias Notícias

Voltar

Professora do CE integra publicações na área de Educação de Jovens e Adultos em parceria com Universidade de Coimbra

Os livros são gratuitos e, para ter acesso, basta enviar um e-mail para a editora

A professora Márcia Barbosa, do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação (CE), participa de dois livros publicados em colaboração com a Universidade de Coimbra. Márcia integrou a organização e com capítulo na obra “Educação e Formação de Jovens e Adultos em Diferentes Tempos e Espaços de Vida” e com dois capítulos publicados no livro “Educação e Formação de Jovens e Adultos: (re)pensando o trabalho e os contextos profissionais”. As obras são voltadas aos profissionais e estudantes que atuam na área da educação e formação de jovens e adultos. 

Interessados podem adquirir aos livros através do endereço da editora na seção Novidades ou na seção E-books. Os livros são gratuitos. Para ter acesso às obras, basta enviar um e-mail para a editora para o endereço informado junto de cada livro e solicitar que ele seja disponibilizado. Em breve, as obras serão também disponibilizadas no repositório da Universidade de Coimbra.

“Temos uma parceria de trabalhos no departamento via intercâmbio com a Universidade de Coimbra, mais especificamente com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação desde o início de 2014. O início se deu com o meu pós-doutorado em Coimbra sob a supervisão do professor Joaquim Luís Medeiros Alcoforado (2014)”, explica a pesquisadora.

Desde esse período, manteve-se o intercâmbio entre as duas instituições, de forma dinâmica e frequente, com projetos de pesquisas na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Formação Profissional e EJA em Ambiente Prisional. Essa última linha, EJA Prisional, tem alimentado os trabalhos mais recentes com orientações em parcerias de doutorado (Universidade de Coimbra) e mestrado (UFPE). 

A parceria tem se materializado também em eventos acadêmicos nas duas instituições. Em 2019, o evento realizado em Coimbra contou com a participação de pesquisadores do Brasil, Portugal e da Inglaterra. Os trabalhos selecionados resultaram nessas duas obras que foram editadas no final de 2020.

Data da última modificação: 25/01/2021, 16:45