Professora da Universidade do Porto faz palestra sobre artigo científico na próxima segunda-feira (12)

Evento é promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PGMTR) e em Química (PPGQ) da UFPE

Os Programas de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PGMTR) e em Química (PPGQ) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE, juntamente com a Secretaria Regional de Pernambuco da Sociedade Brasileira de Química, promovem colóquio nesta segunda-feira (12), às 15h, no Auditório Professor Ricardo Ferreira do CCEN.

Intitulado “Como escrever um artigo científico”, o evento será apresentado pela professora Maria da Conceição Branco da Silva, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, que está como professora visitante estrangeira, em missão no PPG-Química pelo Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).

Maria da Conceição Branco da Silva possui doutorado em Química Farmacêutica pela Universidade do Porto (1991) e título de Agregada em Ciências Químicas e Físico-Químicas (2001). Atualmente é professora catedrática da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Departamento de Ciências Químicas, diretora do Departamento de Ciências Químicas da Faculdade de Farmácia da UP, investigadora sênior do Laboratório Associado Requimte e coordenadora do grupo de investigação Sensores e Biosensores do Gabai.

Ela desenvolve trabalho de investigação na área do desenvolvimento de e aplicação de sensores químicos e biosensores, bem como na área do desenvolvimento e validação de procedimentos analíticos para o controle farmacêutico, alimentar e biológico. Mantem colaborações com várias universidades nacionais e internacionais de onde se destacam a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e Lisboa, UFPE, Universidade de São Paulo, Charles University, Scholl of Sciences de Aberdeen, Universidade Técnica de Manabi. Pertence ao painel de assessores internacionais do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA).

Resumo

A escrita de artigos científicos é uma importante ferramenta de disseminação e divulgação das pesquisas que os estudantes da Pós-graduação desenvolvem nas universidades, uma vez que precisam se comunicar com a sociedade através de textos que apresentem informações concisas e precisas e que seja também acessível a um público não especializado. Entre os critérios que justifique a publicação é necessário que o estudo traga contribuições relevantes para a comunidade científica e avanços significativos ao campo de pesquisa cujo objetivo é propor soluções para problemas científico-tecnológicos. Nesse sentido, este colóquio apresentará a estruturação de um artigo científico com orientações e dicas acerca da sua elaboração, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico.

Data da última modificação: 09/09/2022, 15:10