Professora da UFPE contribui para documentário sobre gestão territorial brasileira

Andrea Flávia Tenório Carneiro é docente do Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE

A professora Andrea Flávia Tenório Carneiro, do Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE, teve papel de destaque no documentário intitulado “GEO Irib 20 anos – O Papel do Irib na Gestão Territorial Brasileira”, produzido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), em celebração aos 20 anos da promulgação da Lei n. 10.267/2001, que introduziu no ordenamento jurídico nacional a obrigatoriedade do levantamento georreferenciado para imóveis rurais.

A docente atuou junto ao Irib durante todo o processo de elaboração da lei e seus regulamentos. O trabalho da pesquisadora foi realizado no âmbito de um convênio de cooperação técnica firmado entre a UFPE e o Irib em 2003, que teve resultados relevantes. Destacam-se a publicação de um livro baseado na tese de doutorado da professora, com financiamento e lançamento promovidos pelo Irib, além de inúmeros artigos e entrevistas, bem como a participação da professora e do professor Jurgen Philips, que havia sido professor visitante da UFPE, em grupos de trabalho e eventos nacionais e internacionais.

O documentário é dividido em três capítulos e totaliza mais de uma hora e meia, apresentando diversas imagens de eventos com a participação de docentes da UFPE, além de dezenas de entrevistas com ex-presidentes do Irib, registradores de imóveis e autoridades no assunto. Trata-se do resgate da história deste importante momento da sociedade brasileira e do Registro de Imóveis nacional.

Os três episódios podem ser acessados nos links abaixo:
Episódio 1
Episódio 2