Professor de Jornalismo da UFPE desenvolve projeto de pesquisa de pós-doutorado sobre acessibilidade na Espanha

Rodrigo Cunha vai desenvolver o projeto denominado Datouch, a partir de setembro no Departamento de Periodismo da Universidad de Málaga

O professor e pesquisador Rodrigo Cunha, do Departamento de Comunicação Social da UFPE, desenvolverá este ano o projeto de pós-doutorado sobre acessibilidade jornalística na Espanha. O projeto foi elaborado ao longo de três anos e aprovado para as “Ayudas María Zambrano”, programa de bolsas organizado pelo Ministério de Universidades do governo da Espanha e financiado pela União Europeia (Projeto NexGenerationEU). As bolsas pretendem atrair talento internacional de pesquisadores de universidades de outros países para colaborar com os espanhóis, de forma a requalificar o sistema universitário no pós-pandemia.

Projeto de Rodrigo Cunha tem foco nas pessoas com deficiências visuais

O projeto denominado Datouch, a ser desenvolvido a partir de setembro no Departamento de Periodismo da Universidad de Málaga, sob orientação da pesquisadora Bella Palomo, objetiva desenvolver um guia/padrão para as empresas de comunicação para ajudar na conversão de gráficos em propriedades hápticas e audíveis. O público-alvo são pessoas com deficiência visual. No mundo, a cegueira e outras deficiências visuais atingem 2,2 bilhões de pessoas, sendo 7,2 milhões somente no Brasil.

“O amplo uso de visualização de dados pelo Jornalismo, principalmente na cobertura de eventos como a covid-19, impacta de forma negativa esse público, que não consegue acessar esse tipo de informação visual. Outras áreas como a Ciência da Computação já trabalham há anos com soluções para converter gráficos em propriedades hápticas e com sonificação. Infelizmente, a área da Comunicação e do Jornalismo ainda negligenciam essas soluções”, destaca o docente.

Rodrigo Cunha é professor e pesquisador lotado no Departamento de Comunicação Social e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). É líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Design da Informação Jornalística (GRID). É doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Seus interesses de pesquisa envolvem interdisciplinaridade com Comunicação, Ciência da Computação, Ciência da Informação e Design.
Data da última modificação: 09/06/2022, 17:07