Professor da UFPE fará palestra em Congresso Internacional na Harvard University, nos Estados Unidos

A apresentação será sobre “Raça como performance cotidiana: o negacionismo científico como um dos tentáculos do racismo no Brasil”

O professor Marco Bonfim, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fará palestra na Second Continental Conference on Afro-Latin American Studies, que será realizada no período de 7 a 9 de dezembro, na Harvard University, em Cambridge, nos Estados Unidos.

O evento é uma iniciativa do Afro-Latin American Research Institute at the Hutchins Center (Alari, sigla em inglês) da Harvard University. Trata-se de um instituto de pesquisa que tem sido pioneiro na proposição de um novo campo de pesquisa – Estudos Afro-Latino-Americanos.

Bonfim é doutor em Linguística Aplicada, com pós-doutorado em Educação para as Relações Étnico-Raciais e atualmente pesquisa as conexões entre discurso, racismo e letramentos antirracistas no Brasil. A sua apresentação sob o título “Raça como performance cotidiana: o negacionismo científico como um dos tentáculos do racismo no Brasil” acontecerá dentro do painel “Perspectivas negras no enfrentamento da desigualdade racial e do racismo na América Latina”, proposto por ele e mais duas pesquisadoras negras brasileiras, a professora Vera Rodrigues (Unilab-CE) e a professora Edilene Pereira (Universidade Zumbi do Palmares).

“Essa minha participação neste congresso continental desta renomada universidade busca também fortalecer e ampliar ações relativas à internacionalização no âmbito da nossa universidade, uma vez que poderemos, a partir deste primeiro contato, promover um diálogo interinstitucional em nível internacional, entre a Harvard University e a UFPE e vice-versa”, avalia Marco Bonfim.

Data da última modificação: 30/11/2022, 16:12