Pró-Reitoria de Extensão e Cultura visita Instituto do Envelhecer da UFRN para trocar experiências

Foco é a realidade das duas universidades em relação às áreas de assistência e atenção voltada para o idoso

Uma equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está realizando uma visita de três dias ao Instituto do Envelhecer (IEN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde a última segunda-feira (29) até hoje (31). O objetivo é compartilhar a história, o funcionamento e os aspectos institucionais do IEN. Estiveram presentes também a vice-diretora do IEN, Donália Cândida Nobre; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Edmilson Lopes Júnior; e a professora emérita e ex-reitora da UFRN Ângela Maria Paiva Cruz.

Foto: Naomi Lamarck

Encontro buscou trocar modelos institucionais entre as universidades

Na ocasião, os presentes puderam dividir pontos similares e divergentes dentro da realidade das duas universidades em relação às instituições nas áreas de assistência e atenção voltada para o idoso. A presença do pró-reitor e da ex-reitora permitiu levar aos convidados um panorama desde o início do processo de criação do instituto, fundado oficialmente em 2019, mas planejado desde 2013. “Cada um tem um pouco a contribuir. Nós já temos o instituto e podemos mostrar como foi a criação e a institucionalização. Vamos falar mais sobre a parte legal, as parcerias com órgãos externos e a nossa experiência tendo operado, durante a maior parte, na pandemia”, explica Donália.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPE, Oussama Naouar, considera importante a experiência de intercâmbio do conhecimento sobre a temática do envelhecimento. “O que nos trouxe foi a tentativa de entender melhor o modelo institucional que se constrói aqui, sua história e praticidade técnica no dia-a-dia. Esses modelos passam por um diálogo e esse diálogo nós estamos fazendo hoje com a UFRN. Nossa expectativa é levar de volta uma noção de articulação, nos alimentar dessas experiências e nos colocarmos à disposição nessa troca”, reforça o pró-reitor.

Atualmente, a UFPE tem ações de extensão, pesquisa e ensino voltadas para o idoso no Programa do Idoso (Proidoso), ligado à Proexc. A coordenadora do programa, Anna Karla de Oliveira Tito Borba, destaca a importância de conhecer o funcionamento do IEN para unificação dessas ações em um instituto próprio. “Estamos incubando um Instituto do Envelhecer lá na UFPE, então viemos para ver como o IEN foi implantado, quais ações são desenvolvidas, como se faz a gestão de recursos, conhecer um pouco e ver o que podemos levar para a nossa instituição”, destaca.

Data da última modificação: 31/08/2022, 14:26