Notícias Notícias

Voltar

Primeiro paciente do Núcleo Pós-Cuidados Intensivos do HC recebe alta e passa a ser acompanhado pela Atenção Básica

José Xavier será acompanhado pelo Posto de Saúde de Ponte dos Carvalhos

O aposentado José Xavier, de 60 anos, é o primeiro paciente reabilitado pelo Núcleo de Pós-Cuidados Intensivos do Hospital das Clínicas da UFPE a receber alta hospitalar. Vencidas as principais sequelas da Covid-19 e por não precisar mais de cuidados de alta complexidade, José Xavier voltará a ser acompanhado pela rede de Atenção Básica, no caso, o posto de saúde mais próximo de sua casa. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Todo o acompanhamento do caso e o quadro de saúde de José Xavier foi relatado por uma equipe do HC para as profissionais do Posto de Saúde de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho (onde ele mora), por meio de teleconferência realizada no Núcleo de Telessaúde (Nutes) da UFPE, na manhã da última terça-feira (13). A equipe do HC foi composta pela médica Renata Beltrão (coordenadora do Núcleo), pela enfermeira Andreia Mendonça e pela psicóloga Érica Neves.

“Como instituição de saúde de alta complexidade, o HC entende que essa ferramenta de contrarreferência favorece a troca de informações na rede de atenção, o trânsito do usuário no sistema e a continuidade do cuidado, o que é muito importante, pois temos no Brasil um sistema único de saúde, com foco principal na atenção básica, mas que, em algumas situações, promove a circulação do usuário pelos diversos níveis de complexidade. Ações como essa de discutir o caso com a equipe que dará continuidade aos cuidados do paciente no território são fundamentais e estruturantes”, explica o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HC, Hugo Melo. “Trabalharemos sempre para estimular e dar subsídio para que as especialidades possam executar a contrarreferência dos pacientes em atendimento no hospital para outros níveis da rede de atenção à saúde”, completa.

José Xavier foi avaliado e acompanhado por uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos, que seguem um plano terapêutico montado de acordo com as necessidades de cada pessoa. “A nossa ideia é que o paciente recuperado após esse cuidado mais específico volte a ser acompanhado perto de sua casa, reforçando (ou criando) o vínculo com a atenção primária. Por meio do Serviço Social, damos orientação e fazemos o contato com os postos de saúde para realizar essa contrarreferência passando as informações sobre o paciente”, relata a médica intensivista Renata Beltrão.

“Estou bem de saúde, me sinto recuperado e agradeço a todo o pessoal do Hospital das Clínicas por ter se dedicado a mim tanto na Covid-19 quanto em minha reabilitação. Vários médicos e outros profissionais me acompanharam para que eu estivesse bem agora. Agora é seguir sendo acompanhado pelo pessoal do posto de saúde aqui perto de casa”, relata José Xavier, que entrou no Núcleo Pós-Cuidados Intensivos do HC, em agosto do ano passado. Ele ficou internado no HC de 4 a 28 de junho, sendo 21 desses dias na UTI – 19 deles intubado.

Data da última modificação: 14/04/2021, 17:48