Notícias Notícias

Voltar

Pós em História promove seminário virtual sobre tirania e desobediência política da antiguidade à idade moderna

Seminário contará com duas mesas às 15h e às 19h, que serão transmitidas no canal do PPGHistória no YouTube

Da segunda (14) a quarta-feira (16), o Programa de Pós-Graduação em História (PPGHistória) da UFPE promoverá 1º seminário virtual de estudos que abordam temáticas associadas à Antiguidade, ao Medievo e ao Mundo Moderno. Com título de “Tirania, Tiranicídio e Desobediência Política: debates antigos, medievais e modernos”, o evento abordará a figura histórica do tirano, bem como as diversas maneiras com as quais as sociedades que lidaram com a tirania reagiram à sua existência e planejaram e/ou promoveram sua remoção, desde a Idade Antiga à Moderna. 

O seminário contará com duas mesas diárias, uma às 15h e outras às 19h, que serão transmitidas ao vivo no canal do PPGHistória no YouTube. O evento é resultado do trabalho desenvolvido na linha de pesquisa “Do Antigo ao Moderno” e conta com apoio do Laboratório de Estudos Medievais (Leme) e o H Moderna e está voltada ao público da pós-graduação e da graduação. 

Professores e pesquisadores de diversas instituições do Brasil apresentarão seus trabalhos e debaterão a respeito da figura do tirano, da tirania, do tiranicídio e das demais formas de desobediência política. Refletirão ainda sobre a relevância de tais temas e de seus desdobramentos em nossos dias.

Serão emitidos certificados para estudantes de graduação que cumprirem um mínimo de 70% de presença nas atividades. O controle das presenças será feito a cada sessão via formulário no chat do canal do YouTube.

Mais informações
ppghistoria@ufpe.br

Data da última modificação: 10/06/2021, 16:25