Pós em Estatística promoverá seminário sobre viés cognitivo em análise de dados nesta quarta-feira (3)

Encontro começará às 14h e terá palestra de professor da Unicamp com transmissão via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGE) promoverá nesta quarta-feira (3) mais um seminário on-line como parte do seu tradicional Ciclo de Seminários. Neste encontro virtual, Ademir José Petenate, professor de Departamento de Estatística da Unicamp, irá palestrar sobre “Viés cognitivo em análise de dados”. A apresentação será transmitida a partir das 14h, através da plataforma Google Meet. É recomendado que os interessados entrem com microfone e câmera desligados.

Ademir J. Petenate possui graduação em Ciência da Computação (1973), mestrado em Estatística (1979), ambos pela Unicamp, doutorado em Statistics – Iowa State University (1983). Desde 1974, é professor no Departamento de Estatística da Unicamp. Também é sócio e diretor de conteúdo: Escola EDTI. Professor/consultor: IHI (Institute for Healthcare Improvement) – desde 2014.

Resumo

Em ambientes organizacionais, dados são coletados para avaliar o desempenho de indicadores de resultados ou de processos. As etapas da “Jornada da Medição” são: Objetivo, Identificação de medida e indicador, Definição operacional, Plano de coleta de dados, realização da coleta de dados, Análise de dados e Ação com base no aprendizado. Uma característica fundamental nesse contexto é que os dados são coletados ao longo do tempo, com frequência diária, semanal, mensal etc. O correto entendimento da variação é fundamental para basear as decisões de gestão (Ação). Diversos equívocos são cometidos ao longo das etapas, principalmente na análise dos dados, que comprometem a qualidade das decisões, gerando desperdícios financeiros e estresse nas relações entre a gestão e a operação. Apresentaremos alguns erros comuns na análise de dados, que denominamos de “viés cognitivo em análise de dados”.

pgest@de.ufpe.br

Data da última modificação: 01/03/2021, 18:06